EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de São Caetano do Sul (SP) inicia ações contra crueldade aos animais de parque

27 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por Jô Sperate Figueiredo (ONG SOS Cidadania Animal em colaboração a ANDA)

Os animais do Parque Ecológico Chico Mendes, em São Caetano do Sul, sofreram com os maus-tratos de vândalos. A denúncia chegou até a ONG SOS Cidadania Animal que deu início a algumas ações e reivindicações junto ao poder público para que as devidas providências fossem tomadas. “Nossa primeira ação foi conscientizar moradores e frequentadores do parque, distribuindo folheto de aviso quanto aos maus-tratos e às mortes que aconteciam dentro do Chico Mendes. Diversas tartarugas foram sequestradas e mortas, aves com seus ninhos foram apedrejados, girinos também foram mortos”, comentou o presidente da ONG Ubiratan Figueiredo.

Para agilizar as providências e preservar a fauna desse parque, o presidente da ONG solicitou reunião com o Chefe de Gabinete da Prefeitura de São Caetano do Sul, professor Walter Figueira. Durante o encontro, foi solicitado aumento do efetivo do policiamento, conserto das bombas da cascata, a fim de oxigenar a água do lago e início de estudos para a readequação da população de tartarugas em habitat mais apropriados nos parques da cidade.

Fora isso, de acordo com o chefe de gabinete, poderá ser criado um conselho de meio ambiente para ajudar nessas providências permanentes. “O Figueira garantiu, ainda, interceder junto ao prefeito Paulo Pinheiro para que seja criado esse aconselho. A fiscalização, conscientização e ações poderão ser realizadas pelos membros desse novo órgão”, disse Ubiratan.

Nessa reunião estiveram presentes o chefe do gabinete Walter Figueira, o presidente da ONG, Ubiratan Figueiredo, o veterinário do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) Fábio Agostini, representantes do chefe do parque, da limpeza, e Nilton Jorge, representando protetores independentes da cidade, principal responsável pela denúncia.

Você viu?

Ir para o topo