EnglishEspañolPortuguês

Animais silvestres são cada vez mais comuns em áreas urbanas

27 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Nesta época do ano, durante o verão, as chuvas influenciam na vinda dos animais para as áreas urbanas fazendo com que vários tipos de espécies sejam encontrados às margens das rodovias e nas periferias de vários municípios.

Onça encontrada no centro da cidade

Em Três Lagoas já foram encontrados nos últimos anos várias espécies de animais silvestres, entre elas, a onça parda, localizada em uma mata pertencente ao Exército Brasileiro que fica entre os bairros Vila Nova e Colinos, em plena área central de Três Lagoas.

A onça-pintada, por exemplo, precisa de mais de 2,5 mil quilômetros quadrados como sua área de caça. Segundo estudos, um grupo de quatro macacos ocupa 40 quilômetros quadrados. Agora, 50 ocupam a mesma área. Desde então, a localização de outros tipos de animais se tornou comum no entorno da cidade que expande a cada dia o desmatamento para o plantio de eucalipto.

Em busca de alimento

Geralmente, neste tipo de situação, os animais estão em busca de espaço, abrigo e alimento. A oferta desses fatores nas cidades, principalmente na primavera e no verão – também época de reprodução – resulta nos meses de janeiro de cada ano um aumento significativo de capturas de animais silvestres em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Capturas e desmatamentos

As capturas realizadas foram 32% superiores do que o ocorrido no mesmo período do ano passado, quando 2.164 animais foram capturados. Enquanto os animais silvestres se aproximam cada vez mais dos centros urbanos, o desmatamento no Cerrado teve crescimento de pelo menos 50% nos últimos anos.

Orientação

Se encontrar algum animal nas proximidades de residência, a orientação da corporação é ligar para o 193, já que somente uma guarnição preparada é que pode retirar o animal do local.

Depois ele é encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Estado (CREAS), onde passará por uma triagem. Se não estiver doente, machucado e não apresentar riscos, como as cobras venenosas, eles podem retornar ao ambiente natural. O tempo para isso também depende de cada caso.

Fonte: Rádio Caçula

Você viu?

Ir para o topo