EnglishEspañolPortuguês

Estudo afirma que listras são mecanismo de defesa das zebras

25 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

A resposta para uma questão que intrigou Charles Darwin foi, enfim, encontrada. De acordo com um estudo publicado por cientistas da Universidade de Queensland , na Austrália, no jornal Zoology, as zebras têm um padrão de listras para confundir seus predadores. As informações são do jornal The Independent.

A zebra é branca com listras pretas ou o contrário?

(Foto:Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

Os cientistas usaram modelos computacionais para provar que o padrão de listras gera uma ilusão ótica quando as zebras se movem.

Ao analisar fotografias e vídeos dos animais, os cientistas descobriram que as listras pretas e brancas são interpretadas por outros animais como uma “informação confusa”, protegendo as zebras de uma série de ataques, desde pequenos insetos até predadores maiores, como os grandes felinos.​

Muitos seres, incluindo os humanos, possuem o que os cientistas chamam de “mecanismos de detecção de movimentos”. Esse sistema processa a informação de algo que se mova a partir do contorno que ela gera.

Porém, efeitos óticos como o do espiral podem confundir o cérebro, fazendo com que se acredite que o movimento é em determinada direção, quando na verdade o objeto ou animal está se movendo no sentido oposto.

“Acreditamos que estas ilusões fazem com que predadores confundam a direção do movimento da zebra, fazendo com que insetos abortem suas manobras para pousar sobre o animal, e grandes predadores calculem mal seus ataques durante as perseguições”, diz Martin How, líder do projeto. “Os resultados têm implicações para o estudo dos padrões em animais – existem muitas outras espécies, de peixes a cobras, que usam padrões similares de listras no corpo”.

Fonte: Terra Notícias

Você viu?

Ir para o topo