EnglishEspañolPortuguês

ONU cria Dia Internacional da Vida Selvagem

24 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

 

A informação foi divulgada pela organização responsável pela supervisão do comércio de internacional de espécies ameaçadas CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção), que saudou a iniciativa das Nações Unidas.

A ONU decidiu assinalar a 03 de março o "Dia Internacional da Vida Selvagem" para celebrar a fauna e a flora do planeta, mas também para alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens, e isso foi hoje (23) divulgado. (Foto: Divulgação)
A ONU decidiu assinalar a 03 de março o “Dia Internacional da Vida Selvagem” para celebrar a fauna e a flora do planeta, mas também para alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens, e isso foi divulgado nesta segunda-feira (23).
(Foto: Divulgação)

O dia internacional, que será assinalado a três de março numa referência à data de criação da CITES (03 de março de 1973), é “uma grande oportunidade para celebrar as muitas belezas e as formas variadas da fauna e da flora, mas também para consciencializar sobre os numerosos benefícios que nos oferece a preservação”, salientou John Scanlon, secretário-geral da CITES.

“Ao mesmo tempo, este dia lembra-nos da necessidade urgente de intensificar a luta contra a criminalidade relacionada com a vida selvagem e o seu impacto económico, ambiental e social”, acrescentou o responsável da organização, com sede em Genebra, citado num comunicado.

Este novo dia internacional foi adotado na sexta-feira durante a 68.ª sessão da Assembleia-geral da ONU “tendo em conta as ameaças que pesam sobre o ambiente do planeta e os perigos que dão origem ao tráfico de fauna e flora a nível mundial”, sublinhou o relatório da organização.

O tráfico mundial de espécies selvagens da fauna e da flora está estimado em 19 mil milhões de dólares (14 mil milhões de euros) anuais, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês).

Na sexta-feira (20), a Assembleia-geral da ONU também instaurou o “Dia Internacional da Terra”, a 05 de dezembro, bem como proclamou 2015 como o “Ano Internacional da Terra”.

*Esta notícia foi, originalmente, escrita em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Diário Digital

Você viu?

Ir para o topo