EnglishEspañolPortuguês

Envenenamentos constantes em cães revoltam moradores de Taió (SC)

24 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Moradores da Rua Willian Eitz, no início do Bairro Padre Eduardo em Taió estão inconformados com um crime que está acontecendo com frequência na região.

O envenenamento de cães tornou-se rotineiro e tem preocupado as pessoas que residem nas proximidades desta rua. Otilia Tambosi acordou e percebeu que haviam envenenado seu cão e encaminhou fotos para jornais locais. Há algumas semanas atrás, outros cães que eram tutelados por vizinhos da família Tambosi também foram envenenados.

Se você tiver alguma suspeita sobre quem está fazendo essa maldade com os cães, entre em contato com o 190.

Crime

Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao Juíz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.

Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.

Fonte: Rádio Educadora

Você viu?

Ir para o topo