EnglishEspañolPortuguês

Ativista veste-se de Jesus para falar sobre Veganismo

24 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Neste domingo (22), um sósia da figura central do cristianismo, Jesus de Nazaré, realizou um manifesto pacífico assinado pelo coletivo Camaleão em diversos pontos da cidade de Taubaté, como a Catedral Católica da Praça Dom Epaminondas e em frente ao McDonald’s no principal shopping da cidade.

ativista-camaleão-natal-vegetarianismo-vale-paraíba-interior-são-paulo-animais-presépio

Na primeira placa a mensagem dizia: “No Natal não coma o presépio! Torne-se Vegan!”, a proposta é trazer uma reflexão a comunidade católica sobre respeito às outras espécies e o não uso de produtos de origem animal tanto para evitar a sua exploração, quanto pela saúde humana e pelo meio ambiente.

A outra placa trazia uma mensagem ainda mais impactante. Segundo o grupo, foi uma forma de inverter o preconceito com as religiões ‘afro-brasileiras’ para falar do especismo na Ceia Cristã. A mensagem dizia: “É contra o uso de animais em Rituais Religiosos? Então… faça uma ceia de natal vegana!”.

Em ambos cartazes um link indicava um guia básico sobre veganismo e direitos animais, o Seja Vegan!, um projeto realizado pelo Camaleão e apoiado por diversas organizações de direitos animais, inclusive a ANDA.

Muitos cristãos justificam o consumo de animais através da passagem bíblica da multiplicação dos cinco pães e dos dois peixes, mas segundo o ativista Douglas Ribeiro do Camaleão, o uso da palavra “peixe” foi acrescentado por escritores posteriores para dar credibilidade à crença de que Jesus estava presente em carne e osso, e não apenas em espírito, além do fato de que os “peixes” mencionados na história da multiplicação são uma tradução errônea da palavra hebraica “fishweed”, que é um tipo de alga marinha largamente consumida no Oriente Médio e não um peixe (fish).

Organizações como a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) já levantaram a mesma bandeira nos Estados Unidos através de uma campanha nacional organizada pelo católico romano, Bruce Friedrich. Recentemente, o padre nova-iorquino Frank Mann tem feito uma revolução em sua igreja pregando que o amor e a compaixão cristã deve se estender a todos os seres sencientes.

O Camaleão também realizou simultaneamente dialogo com o público explicando sobre a atividade, além de ter servido degustação vegana para os transeuntes.

Para saber mais sobre Veganismo, acesse: www.sejavegan.com.br.

Saiba mais sobre a reação do público e outras fotos da atividade no Flickr e Facebook do Camaleão.

Você viu?

Ir para o topo