EnglishEspañolPortuguês

Pássaros constroem 'condomínios' em postes de energia em Sorocaba (SP)

23 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Ademar de Santos/TEM Você)
(Foto: Ademar de Santos/TEM Você)

Um tipo de ‘construção’ tem chamado a atenção dos moradores do bairro Vila Carvalho, em Sorocaba (SP). No alto dos postes de energia, ‘casas’ de barro feitas por pássaros compõem o cenário da rua Escolástica Rosa de Almeida.

Morador na Vila Carvalho há 15 anos, David Alexandre Lopes Mendes, de 38 anos, conta que tem uma vista privilegiada. Ele mora em frente à residência das aves. “Nessa cidade tão grande, cheia de violência, podemos ver algo diferente, que não é comum no dia-a-dia, como a casinha destas aves”, diz.

David comenta que os pássaros fazem a alegria da família dele, que faz questão de observar o comportamento das aves na comunidade. “Meu sogro, de 60 anos, e minha filha, de 12 anos, adoram ficar olhando. Oriento a minha filha sobre a preservação da natureza. É importante cuidar, não machucar. Acredito que os animais fizeram uma boa escolha vindo morar aqui perto de nós”, brinca ele.

(Foto: Ademar de Santos/TEM Você)
(Foto: Ademar de Santos/TEM Você)

O biólogo Marcos Tokuda, que trabalha no Zoológico Municipal ‘Quinzinho de Barros’, em Sorocaba, explica que as construções são feitas pela espécie conhecida como joão-de-barro, que se adaptou bem à área urbana. Segundo Tokuda, é raro ver essas ‘edificações’. “Não é comum diversos ninhos juntos. Esses animais formam casais e vivem dentro das construções. Eles se alimentam de insetos”, explica ele.

Já em Salto de Pirapora (SP), três famílias da espécie se tornaram os ilustres vizinhos do morador Ademar de Santos, de 50 anos, produtor de eucaliptos há mais de 30 anos no bairro Capão Redondo, na área rural da cidade.

“Esta é a primeira vez que vejo algo assim. Estão bem no alto, em meio aos fios de alta tensão. Lá, só tem plantação, então nós queremos preservar. Achei maravilhoso quando vi, nós vemos tanta maldade no mundo e a natureza nos retribui com isto, até fiquei emocionado”, lembra.

Fonte: CBN Foz

Você viu?

Ir para o topo