EnglishEspañolPortuguês

Militar é acusada de insubordinação por salvar gato em serviço

23 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Lisa Soares)
(Foto: Lisa Soares)

Uma militar italiana, que estava destacada numa base da NATO, no Kosovo, enfrenta uma acusação de insubordinação grosseira por ter salvo um gato em serviço. Barbara Balanzoni, uma médica anestesista, que entretanto já regressou à vida civil, vai a tribunal arriscando uma pena mínima de um ano de prisão.

Tudo aconteceu quando Barbara se encontrava destacada numa base militar da NATO. Enquanto médica de serviço, foi alertada pelos colegas de um barulho estranho que um dos gatos que habitava na zona estava a fazer.

Na ausência do veterinário da base, Barbara encontrou uma gata que não conseguia dar à luz o último gato de uma ninhada e salvou o animal. Esta ação pode ter levado a que a militar tenha quebrado uma regra que impede que animais abandonados ou selvagens sejam levados para o interior do recinto militar.

“Há muitos gatos na base. Em teoria são abandonados, mas na prática vivem na base”, defende a militar, que recusa a acusação de ter desobedecido a ordens superiores.

“Se o gato morresse, toda a área teria de ser desinfetada. Ainda para mais, os gatos que tinham sobrevivido não poderiam ser alimentados e também morreriam, criando um problema ainda maior de saúde pública”, garantiu a médica ao jornal britânico “The Guardian”.

O caso vai a julgamento no dia 7 de fevereiro, mas a questão vai ainda ser debatida no parlamento italiano. Uma associação de defesa dos animais italiana apoia a militar nesta ação judicial.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores

Fonte: Jornal de Notícias

Você viu?

Ir para o topo