EnglishEspañolPortuguês

Como vivem os cães em seus primeiros 21 dias de vida

23 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

As experiências que o cachorro têm durante as primeiras três semanas de sua vida ajudam a determinar o que ele estará preparado para aprender e vivenciar no futuro.

Período Neonatal (Nascimento até 12 dias)

Quando o filhote nasce, a mãe come a corda umbilical e a placenta. Depois, ela limpa e seca o filhote. As lambidas que ela dá no filhote servem para estimular os movimentos musculares e a respiração do cachorrinho. Dado que os filhotes não conseguem regular a sua temperatura corporal, a mãe os mantém juntos e próximos a ela. Interessantemente, quando o filhote está com calor durante esse período, ele se afasta da mãe, com o objetivo de resfriar o corpo.

(Foto: Macriomarcio31)
(Foto: Macriomarcio31)

Nessa idade, os filhotes são surdos e cegos, porém já conseguem cheirar, sentir gosto e até pressão. Os filhotes, nesse período, passam a maioria do seu tempo dormindo e só fazem as necessidades quando estimulados pela mãe. Durante os primeiros 3 dias, o filhote já começa a mexer as patas dianteiras e com 6 a 10 dias, já apoia nelas, diferentemente das patas traseiras, que demoram mais tempo para desenvolver.

Desde o seu nascimento até o décimo segundo dia de vida, o filhote já possui a noção de determinados instintos, especialmente o de evitar experiências desagradáveis. Por exemplo, se tiver um ar frio passando, ele buscará um lugar mais quente para ficar. O filhote, que mal mexia quando nasceu, em poucas semanas começa a exibir comportamentos específicos de procurar algo que o faça sentir bem e de evitar o que não convém.

Durante esse período,o cachorro está em processo de desenvolvimento de seu instinto de farejar, sendo capaz de conhecer novos cheiros, ambientes, entre outros eventos significativos para seu crescimento. O comportamento de filhotes nesse período é limitado, normalmente, aos reflexos que os garantem alimentação, calor, eliminação e outras coisas necessárias para a sobrevivência.

Período Transicional (12 a 21 dias)

Durante esse período, os canais dos ouvidos e olhos abrem e o filhote consegue se ingressar em comportamentos voluntários. É aí que os cães se tornam mais ativos e independentes. Como crianças pequenas, eles têm dificuldade para andar mas já conseguem se equilibrar em pé, normalmente sem muita firmeza.

Os filhotes logo começam a se distanciar um pouco da mãe e experienciar novas sensações e ambientes. Eles procuram contato com a mãe para serem amamentados e quando estão buscando conforto.

Com informações de Link Animal

Você viu?

Ir para o topo