EnglishEspañolPortuguês

Humanos ameaçam a existência do koala

21 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O koala, a adorável criatura passa uma grande parte da sua vida cochilando na copa das árvores, livre das garras da maioria dos predadores. Porém, isso não quer dizer que se trata de uma vida fácil. O koala é sujeito a um grande número de doenças, incluindo clamídia e Síndrome da Deficiência Koala, uma infecção semelhante à AIDS. As árvores de eucalipto, onde eles encontram a sua nutrição, são altamente inflamáveis. Talvez o pior de tudo, em torno do seu sexto aniversário, seus dentes começam a se desgastar, levando-os a passar fome.

Um dos mais notáveis símbolos da Austrália, é o koala, um marsupial. A grande parte da dieta do koala é composta de folhas de eucalipto. Como este fornece apenas uma limitada porção de nutrientes, o koala passa a maior parte do seu tempo dormindo. De vez em quando, um coala acaba sendo presa de uma cobra, mas é raro isso acontecer. Infelizmente, há uma série de outros fatores que acontecem, que encurtam ainda mais a vida do animal.

A maioria dos coalas hospedam parasitas sanguíneos como Trypanosoma Irwini, que pode levar a uma variedade de sintomas, como fraqueza e anemia, particularmente prejudiciais para um animal que, naturalmente, já é bastante sedentário. Estão também sujeitos a doenças, particularmente a clamídia. Diferente do que a doença que afeta os humanos, mas também pode ser transmitida sexualmente. Ela provoca conjuntivite e infecções urinárias, que podem eventualmente, levar a cegueira, infertilidade, e até mesmo a morte. Ela pode ser curada, mas só depois de um regime de meses de duração de antibióticos. Eles também sofrem de um retrovirus que causa uma doença parecida com a AIDS em humanos, que acaba com o sistema imunológico e leva à morte. Quase todos os koalas na parte norte de sua escala estão infectados com o retrovirus, e a doença está progredindo lentamente.

Provavelmente, a maior ameaça à existência do koala, como muitos outros animais, é a existência humana. A urbanização ameaça o habitat natural do koala, e é onde ele entra em contato com bairros humanos, os resultados quase sempre não são bonitos. Eles são atingidos por carros, atacados por cães, e se afogam em piscinas. Como se não fosse o bastante, o aquecimento global, e quantidade crescente de dióxido de carbono na atmosfera, tem servido para diminuir a qualidade nutricional de folhas de eucalipto.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Você viu?

Ir para o topo