EnglishEspañolPortuguês

Turista encontra golfinho morto em praia de Pontal do Paraná

21 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Guarapari, em Pontal do Paraná, no litoral paranaense. Antônio Carlos Silva contou que estava passeando pela praia por volta das 6h30 desta sexta-feira (20) quando encontrou o animal. “Ele tinha vários ferimentos nas nadadeiras. É triste ver uma cena como essa”, lamentou Silva. Ainda durante a manhã, o golfinho foi recolhido por moradores, porém, Silva não sabe para onde o animal foi levado.

Golfinho estava encalhado na areia da praia de Guarapari (Foto: Antônio Carlos Silva/ Arquivo Pessoal)
Golfinho estava encalhado na areia da praia de Guarapari (Foto: Antônio Carlos Silva/ Arquivo Pessoal)

De acordo com a bióloga Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as principais causas de morte de golfinhos no litoral do Paraná são os ferimentos causados por redes de pesca e pneumonia. Por isso, a orientação da bióloga é para que as pessoas não toquem nos animais encalhados na areia. “Muitos animais estão doentes e podem contaminar o ser humano”, disse Camila.

A pesquisadora também pede para a população avisar o Centro de Estudos do Mar quando encontrar um animal marinho ferido ou morto. No caso dos animais feridos, eles são encaminhados para tratamento no centro.

Já os animais mortos auxiliam em pesquisas que medem a qualidade ambiental do litoral. “Os golfinhos são ótimos sentinelas. Se há algum tipo de contaminação química na água, conseguimos saber estudando os corpos deles”, complementou.

Quem encontrar um animal marinho ferido ou morto nas praias do Paraná pode ligar para o número (41) 3511-8600 ou (41) 9854-3710 do Centro de Estudos do Mar da UFPR.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo