EnglishEspañolPortuguês

Rinocerontes são mortos para fabricação de joias de luxo

20 de dezembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Flavia Velloso Bruschi (da Redação)

Segundo matéria publicada pelo National Geographic, jóias feitas com chifres de rinocerontes estão sendo cada vez mais comercializadas e simbolizam um retrocesso na luta pelos direitos animais. O acessório fashion – criado às custas da caça de rinocerontes – está particularmente na moda na China e Vietnã neste momento. As informações são do Care2.

Foto: Care2
Foto: Care2

Isso acontece como se os chifres de rinocerontes já não tivessem uma demanda alta o suficiente. Apesar da falta de embasamento científico, algumas culturas asiáticas acreditam que os chifres destes animais têm propriedades medicinais, o que faz deles um dos artigos preferidos no mercado negro. Agora que os consumidores querem não somente consumir, mas também usar os chifres, a caça aos rinocerontes está mais difundida do que nunca.

Em uma profunda investigação secreta para a National Geographic, Karl Ammann visitou lojas na Ásia para confirmar que os rumores da venda de jóias feitas com chifres de rinocerontes eram legítimos. Infelizmente, não demorou muito tempo para que ele localizasse vendedores comercializando jóias feitas com chifres bem à vista de todos. Um vendedor até mesmo convidou Ammann ao seu escritório para mostrar como eles cortam a metade inferior dos chifres em anéis redondos para criar pulseiras.

Como Ammann ”fez amizade” com os vendedores, ele pode aprender mais sobre este negócio inescrupuloso. Os caçadores matam os rinocerontes na África e cruzam a fronteira ilegalmente, geralmente pelo Quênia. Os chifres vão disfarçados de madeira para passar pelos pontos de fiscalização da fronteira, mas os lojistas disseram que era relativamente fácil passar com o produto de um país para outro.

Apesar de um chifre de rinoceronte entalhado não ser subjetivamente de forma alguma mais bonito que material sintético, a raridade é o apelo das jóias para chineses e vietnamitas ricos. Uma vez que a maioria das pessoas não pode sequer sonhar em comprar uma pulseira de chifre de rinoceronte – vendida por 10.000 a 15.000 dólares cada – estes itens se tornaram símbolos de status. Jóias autênticas feitas de rinocerontes mostram para amigos e vizinhos que o seu proprietário tem muito dinheiro para gastar.

Devido ao prêmio oferecido por seus chifres, algumas espécies chegaram ao status de espécies em risco de extinção e, no caso do rinoceronte-negro-do-oeste, extinta.

Enquanto você imagina que os criadores de jóias ilícitas estão preocupados com o fim de seus estoques uma vez que a população de rinocerontes está diminuindo, pelo que Ammann diz, esta não é realmente uma de suas preocupações. Há uma fortuna a ser ganha agora, então, “que se dane o futuro”. De fato, quanto mais raros ficam os rinocerontes, mais eles podem aumentar os preços de seus produtos. Como Ammann disse, em uma parte da China que ele visitou, o preço dos chifres de rinocerontes mais que dobrou nos últimos três anos.

Neste verão, o governo da África do Sul anunciou um plano bem controverso para potencialmente ajudar a salvar os rinocerontes que ainda existem. De posse de um valor de um bilhão de dólares em chifres de rinocerontes, a África do Sul está procurando aprovação internacional para vendê-los, buscando “inundar” o mercado e desencorajar mais caçadas. Contudo, alguns críticos deste esquema acham que aumentar a acessibilidade aos chifres vai somente ajudar a criar novos clientes, que vão demandar novas caçadas no futuro.

A melhor maneira de cortar a venda de jóias de chifres de rinocerontes seria a comunidade internacional colocar mais pressão para que a Ásia se posicione de maneira firme contra a prática. Recentemente, pela primeira vez, Hong Kong interceptou um carregamento de chifres de rinoceronte e tomou todas as providências para fazer com que todas as partes envolvidas fossem acusadas.

Felizmente, de uma maneira ou outra, as jóias de rinocerontes – como a maioria das outras tendências – vão sair de moda permanentemente.

Você viu?

Ir para o topo