Milhares de lagartos são libertados em seu habitat natural


Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

As autoridades de Bolívia informaram que 1900 lagartos cativos desde abril deste ano, foram liberados em uma lagoa no Pantanal a 1.100 quilômetros a leste da La Paz na fronteira com Brasil, onde os animais da espécie lagarto-jacaré são caçados por traficantes segundo a Secretária do Meio Ambiente da Governação de Santa Cruz. As informações são do Canal Azul.

Em abril a policia prendeu dois veículos com dezenas de caixas perto de Santa Cruz, que levavam 5.000 lagartos recém-nascidos e mais de 500 peças de peles de animais mortos. Os lagartos salvos foram transportados até um criadouro local mas 60% morreram por causas diversas, disse o ministro de Meio Ambiente e Águas, José Antonio Zamora, que foi o incentivador do operativo de reinserção.

Os especialistas aconselharam realizar previamente uma quarentena antes de devolver os animais a seu habitat natural para evitar possíveis contágios à população nativa, mas as autoridades indicaram que já realizaram o controle necessário. A justiça por outro lado, tampouco logrou resolver o caso e até o momento não existe nenhum detido, e também os médios de informação declararam que a investigação judicial foi vetada na Assembleia de Justiça.

O Pantanal é um imenso pântano de 220 mil quilômetros quadrados que esta nos territórios do Brasil, Paraguai e Bolívia, e é um dos ecossistemas mais ricos do mundo em biodiversidade de flora e fauna. A caça indiscriminada de animais silvestres obrigou o Estado Boliviano a impor uma proibição em 1990, que no caso dos lagartos foi parcialmente esquecida após se comprovar que houve melhora na recuperação da população nativa.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

APELO

LUTO

FLORIANÓPOLIS (SC)

SÃO PAULO

INOVAÇÃO

AMOR

ESTUDO

ÁFRICA DO SUL

CÂNCER DE PELE

CONSERVAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>