EnglishEspañolPortuguês

Milhares de lagartos são libertados em seu habitat natural

20 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

As autoridades de Bolívia informaram que 1900 lagartos cativos desde abril deste ano, foram liberados em uma lagoa no Pantanal a 1.100 quilômetros a leste da La Paz na fronteira com Brasil, onde os animais da espécie lagarto-jacaré são caçados por traficantes segundo a Secretária do Meio Ambiente da Governação de Santa Cruz. As informações são do Canal Azul.

Em abril a policia prendeu dois veículos com dezenas de caixas perto de Santa Cruz, que levavam 5.000 lagartos recém-nascidos e mais de 500 peças de peles de animais mortos. Os lagartos salvos foram transportados até um criadouro local mas 60% morreram por causas diversas, disse o ministro de Meio Ambiente e Águas, José Antonio Zamora, que foi o incentivador do operativo de reinserção.

Os especialistas aconselharam realizar previamente uma quarentena antes de devolver os animais a seu habitat natural para evitar possíveis contágios à população nativa, mas as autoridades indicaram que já realizaram o controle necessário. A justiça por outro lado, tampouco logrou resolver o caso e até o momento não existe nenhum detido, e também os médios de informação declararam que a investigação judicial foi vetada na Assembleia de Justiça.

O Pantanal é um imenso pântano de 220 mil quilômetros quadrados que esta nos territórios do Brasil, Paraguai e Bolívia, e é um dos ecossistemas mais ricos do mundo em biodiversidade de flora e fauna. A caça indiscriminada de animais silvestres obrigou o Estado Boliviano a impor uma proibição em 1990, que no caso dos lagartos foi parcialmente esquecida após se comprovar que houve melhora na recuperação da população nativa.

Você viu?

Ir para o topo