EnglishEspañolPortuguês

Grupo de defensores animais aceita cães do "Santuário da Tristeza”

20 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

O homem responsável por um controverso santuário de cães chocou seus muitos críticos no fim de semana, ao anunciar que está disposto a encerrar suas atividades.

Foto: Komonews
Foto: Komonews

Steve Markwell disse, em um comunicado publicado em uma página de Facebook, que quer transferir os cães para um santuário de animais de alto perfil em Utah chamado “Best Friends Animal Society”.

A organização não negou, mas afirmou que tomar os cães seria um “enorme desafio” e que Markwell nem sequer os contatou ainda.

A declaração de Markwell diz que está disposto a fechar o seu Santuário Animal Olímpico, mantido em um armazém em ruínas, não-aquecido em Forks, Washington, onde cuida de até 120 cães.

Os críticos dizem que os animais são mantidos na miséria, fazem pouco ou nenhum exercício e são alimentados com partes de animais cruas uma ou duas vezes por semana, com acesso apenas esporádico à água potável.

O “Santuário Melhores Amigos” em Utah é a principal instalação de seu tipo e é mais conhecido por trabalhar para reabilitar muitos dos cães de Michael Vick. maltratados em seu santuário.

Há paralelos em ambos os casos: manifestantes vieram para a pequena Forks no mês passado e têm mantido uma pequena presença a cada dia.

O pedido informal de transferência dos cães foi uma surpresa para quem trabalha no Melhores Amigos, cujo porta-voz disse que não ouviu falar de Markwell e “só depois de uma estendida discussão e uma avaliação cuidadosa poderemos determinar o que é possível. Além disso, as alegações de abuso devem ser levadas a sério”.

Essa última frase, na sua declaração cuidadosamente trabalhada sugere que, embora o abrigo possa aceitar a transferência de todos os cães, eles também estão focados em se Markwell mantinha-os em condições abusivas, como uma legião de críticos alegam. Certamente, fotos do interior tiradas no ano passado dizem isso também.

Mas a cidade de Forks tem dito que não tem as leis ou o dinheiro para uma batalha legal.

Os críticos de Markwell estão aliviados, mas questionam se suas intenções para transferir os cães são genuínas.

Você viu?

Ir para o topo