EnglishEspañolPortuguês

Distrito Federal ganhará seu primeiro hospital veterinário público

20 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr)
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr)

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos anunciou nesta semana a construção do primeiro hospital veterinário do Distrito Federal, que será construído na área do Parque Lago do Cortado, em Taguatinga. As obras estão previstas para começar em fevereiro e a unidade deve ficar pronta em julho. O custo estimado da obra é de R$ 2,5 milhões.

Segundo a pasta, o hospital será gratuito para cães e gatos que pertençam prioritariamente a pessoas cadastradas em programas do governo do Distrito Federal, organizações não governamentais de proteção animal e abrigos. Qualquer pessoa, no entanto, pode levar o animal para ser atendido no local. A estimativa é que entre 80 a 100 consultas e procedimentos sejam realizados por dia.

O hospital terá seis módulos e vai oferecer consultas gerais, medicações, internações, exames de radiologia digital, ultrassonografias, cirurgias gerais, ortopédicas e oncológicas. O centro também terá uma unidade exclusiva para castração dos animais, medida com o objetivo de controle reprodutivo.

Segundo o secretário Eduardo Brandão, o projeto utiliza como base a experiência do Hospital Veterinário Público de São Paulo, que funciona no bairro de Tatuapé. “Este projeto se propõe a auxiliar no controle de zoonoses e também amparar famílias e entidades guardiãs de animais, proporcionando ampla assistência e tratamento digno”, disse.

“O que estamos fazendo é uma retribuição à relação histórica entre os animais domésticos e a humanidade”, disse o subsecretário de saúde ambiental, Luiz Maranhão. “Trata-se de dar oportunidade de tratamento digno para aqueles cães e gatos de famílias com renda baixa.”

Neste sábado (21), a partir das 9h, a pasta realiza um evento de lançamento das obras do hospital no parque Lago do Cortado, na QI 25 de Taguatinga Norte. Na ocasião, serão oferecidas vacinação de combate à cinomose e colocação de coleiras de combate à leishmaniose.

As ações contam com a parceria da Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal (ProAnima) e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-DF).

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo