EnglishEspañolPortuguês

Pesquisa percorre rio para estimar população de botos

19 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Instituto Mamirauá realizou a primeira expedição para estimativa da abundância de botos no lago e rio Tefé, um afluente do Rio Solimões, no estado do Amazonas. A expedição científica é parte de um esforço de colaboração entre a instituição brasileira e a Fundação Omacha, da Colômbia, com o objetivo de avaliar e monitorar as populações de boto vermelho (Inia geoffrensis) e tucuxi (Sotalia fluviatilis) na América do Sul, nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco.

“A ideia é obter estimativas populacionais de golfinhos amazônicos [o boto vermelho e o tucuxi] na Amazônia”, explica a bióloga Catarina Gomez, da Fundação Omacha. “Com esses dados, nós poderemos comparar a densidade populacional entre as áreas amostradas, pois até recentemente pouco se sabia sobre essas estimativas. Em alguns anos, vamos poder dizer se a população desses animais está aumentando ou diminuindo e propor estratégias para a conservação em áreas prioritárias.”

Segundo a pesquisadora Heloíse Pavanato, do Instituto Mamirauá, de 3 a 12 dezembro a equipe percorreu aproximadamente 900 km, a bordo de um barco regional. “Nós avistamos cerca de 400 grupos, entre boto vermelho e tucuxi. Resultados parciais indicam que na região do rio e Lago Tefé há mais boto vermelho”, informou.

Fonte: Portal Brasil

Você viu?

Ir para o topo