EnglishEspañolPortuguês

Campinas (SP) ganha departamento especializado em proteção animal

19 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Com aprovação do Projeto de Lei Complementar do Executivo, a Secretaria do Verde e do Desenvolvimento Sustentável de Campinas passa por uma reestruturação, sendo criados três departamentos. Um deles terá como responsabilidade os animais. Segundo dados da própria secretaria, Campinas tem atualmente cerca de 15 mil animais vivendo nas ruas da cidade. 150 mil foram adotados e vivem em casas e apartamentos. As preocupações são o abandono e os maus-tratos.

O secretário da pasta, Rogério Menezes, explica que com o departamento de proteção e Bem-Estar Animal o poder público entra nos problemas com as possibilidades de criações de políticas públicas. Ele lista, por exemplo, a castração e a microchipagem de animais.

Com o departamento, a função da Zoonose será apenas nas questões de doenças transmitidas de animais para pessoas. Assim, a secretaria assume a responsabilidade de proteção animal, e centro de Zoonose, de proteção do ser humano.

Além das políticas públicas, o secretário Rogério Menezes, reforça que o departamento será ainda um canal de denúncias.

Com a reestruturação da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável, além do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, será criando a área de Licenciamento Ambiental e do Verde e do Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: CBN Campinas

Você viu?

Ir para o topo