EnglishEspañolPortuguês

Animais de grande porte ganham novo espaço fora de CCZ

19 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A Prefeitura Municipal de Campina Grande acatou sugestão do vereador Olímpio Oliveira (PMDB) e desalojou, do Centro de Zoonoses, os animais de grande porte que lá se encontravam recolhidos sob péssimas condições de habitabilidade, enviando-os para uma ampla propriedade rural.

Os animais viviam em péssimas condições e ganharam um espaço onde podem viver muito bem. (Foto: Divulgação)
Os animais viviam em péssimas condições e ganharam um espaço onde podem viver muito bem. (Foto: Divulgação)

A operação, coordenada pela diretora do centro, Bárbara Barros, aconteceu no último dia sete.

A propriedade conta com baias cobertas para 400 animais, capim verde, árvores, lagos e rio, proporcionando condições de vida extremamente importantes para os bichos recolhidos nas ruas.

A sugestão de Olímpio, que se transformou no requerimento nº 1.898/13, foi aprovada pela Câmara Municipal de Campina Grande por unanimidade. Ele indicava que fosse reservada e cercada uma área dentro da propriedade de 754 hectares recentemente desapropriada pela Prefeitura nos bairros do Itararé/Ligeiro, para onde deveriam ser removidos os animais de grande porte apreendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Segundo Olimpio, equinos, asininos, muares, bovinos e outros de grande ou médio porte apreendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses estavam colocados numa área inadequada nas instalações do próprio CCZ, onde as condições estavam longe de ser as ideais, inclusive do ponto de vista de sombreamento artificial ou com árvores.

Assim, ele entendia que os animais ficavam o tempo todo expostos ao sol e à chuva, sem falar na constante superpopulação no local. “O ideal é que esses animais sejam soltos no campo, onde possam desfrutar de espaço para correr, brincar e desenvolver ou resgatar o instinto animal para buscar o próprio alimento na pastagem nativa, inclusive barateando o manejo desses animais, pois o custo com a compra de ração pelo CCZ é altíssimo”, justificava Olimpio a sua propositura.

Fonte: A Palavra

Você viu?

Ir para o topo