EnglishEspañolPortuguês

Fabricantes vendem produtos de pele real de animais com rótulo de artificial

18 de dezembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Na última semana, organizações de defesa animal dos Estados Unidos alertaram sobre o perigo de se comprar produtos falsamente rotulados como “pele artificial” vendidos pela loja virtual Kohl’s.

Foto: Care2
Foto: Care2

Segundo as organizações, investigadores compraram duas bolsas de mão do site Kohls.com em outubro e novembro, ambas com o aviso “pele falsa” na etiqueta. Após análises em laboratório, foi determinado que a pele nas bolsas era, na verdade, pele real de coelho. As informações são do Care2.

Não é apenas antiético fomentar a indústria da exploração de animais e enganar clientes, como também é ilegal segundo a Lei da Comissão Federal de Comércio, em que é proibido “atos ou práticas desleais e enganosas” no comércio, o que leva uma pena de 16 mil dólares por violação.

Infelizmente para os animais que são violentados neste processo, não é a primeira vez que uma empresa tenta enganar seus clientes com falsos produtos de pele artificial e é denunciada.

Em 2008, organizações de defesa animal dos Estados Unidos encontraram diversos casacos feitos com pele de guaxinim que estavam marcados como pele artificial na loja virtual Neiman Marcus, junto com outros produtos que foram erroneamente rotulados em Dillard’s, Lord & Taylor, Macy’s, Saks Inc. e pelo designer Andrew Marc.

Guaxinins também são explorados pela indústria da pele. (Foto: Thinkstock)
Guaxinins também são explorados pela indústria da pele. (Foto: Thinkstock)

Decisões foram finalmente tomadas em 2010 seguindo uma ação judicial que resultou na progressiva abolição dos casacos de pele de guaxinim e na introdução de uma nova política de publicidade e criação de uma nova rotulação para os artigos de vestuário.

Outras investigações recentes encontraram pele de cães em produtos e lojas de varejo vendendo pele real sob o rótulo de pele falsa, incluindo a Century 21, DrJays e a Revolve Clothing.

Para completar a indignação, este tipo de fraude continua acontecendo mesmo após a vigência do Ato de Confiança na Rotulagem de Pele, que foi instituído como lei em 2010 e exige que roupas feitas com pele de animais sejam rotuladas de maneira especial, com a espécie dos animais que elas foram feitas e o país em que eles foram mortos, fechando a brecha que permitia não rotular vestimentas de pele com preço de 150 dólares ou menos.

“Consumidores deveriam estar atentos que pele de animais continua sendo vendida como ‘artificial’ pelos grandes varejistas – neste caso, pela Kohl’s. Nós estamos conversando com a Kohl’s para que adote uma política de produtos livres de pele e um controle de qualidade mais robusto, mas também estamos pedindo para consumidores aprenderem como distinguir a pele falsa da verdadeira, então eles poderão comprar com segurança”, disse Pierre Grzybowski, pesquisador e gestor executivo da campanha Fur-Free.

Milhões de animais são mortos todos os anos unicamente para a satisfação de consumidores do mercado fashion. A indústria continua tentando e convencendo compradores de que o mercado de peles é sustentável, “eco-friendly”, regulamentado, mas a verdade é que não há nada além do uso de mais produtos químicos tóxicos e energia do que qualquer alternativa sintética.

Isto também causa sofrimento intenso aos animais que são as vítimas da indústria da pele, nascidos em fazendas e confinados durante toda sua vida, são violentamente mortos em câmaras de gás, eletrocutados, envenenados e tem seus pescoços quebrados. Inclusive a pele que vem de animais selvagens é resultado de intenso sofrimento, já que estes animais são capturados em seu habitat natural, por meio de armadilhas que não causam sofrimento somente aos seus alvos, como também a todos os animais ao redor.

Apesar de campanhas e alternativas terem diminuído o consumo de peles e terem aberto o mercado para produtos livres de crueldade, enquanto ainda houver demanda, designers continuarão a usar este material e a indústria ainda será acionada para causar cada vez mais sofrimento a animais indefesos.

A Kohl’s retirou seus produtos etiquetados de maneira enganosa e pediu desculpas para 50 lojas que compraram a linha de bolsas de peles, recolhendo seus produtos e decidindo romper todas as relações com o fabricante.

Você viu?

Ir para o topo