EnglishEspañolPortuguês

Duas corujas-das-neves são mortas a tiros no aeroporto de Nova York

17 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Foto: dibytes/flickr
Foto: dibytes/flickr

As autoridades de Nova York e Nova Jersey recentemente ordenaram que funcionários do Aeroporto Internacional JFK matassem a tiros duas corujas-das-neves (Snowy Owls) que estavam no local, de acordo com a NBC4. As informações são do Mother Nature Network.

A ordem foi dada após uma coruja ter voado para dentro do motor de um avião que se encontrava na pista do aeroporto de Nova York. O fato aconteceu no dia sete de dezembro.

Aves raramente fazem com que aviões tenham acidentes graves, como ocorreu em 2009 quando um bando de gansos desativou o motor de um jato comercial, que acabou caindo no rio Hudson.

No entanto, conforme a reportagem, “as aves podem nem sempre ser perigosas, mas colisões com pássaros são passíveis de gerar grandes prejuízos para aeroportos”.

Houve mais de 1300 colisões de pássaros com aeronaves civis nos Estados Unidos em 2012, o que custou às companhias aéreas 149 milhões de dólares, de acordo com um relatório da Federal Aviation Administration (FAA Wildlife).

A coruja Hedwig. (Foto: Reprodução)
A coruja Hedwig. (Foto: Reprodução)

Logo depois do acidente em 2009 que ficou conhecido como “Miracle on the Hudson” (“Milagre no Hudson”), aproximadamente 2 mil gansos foram cercados no entorno dos aeroportos JFK e LaGuardia, e imediatamente mortos.Centenas de pássaros têm sido mortos próximos a aeroportos desde então, incluindo cisnes, corvos, estorninhos e gansos.

As notícias do recente assassinato das corujas-das-neves provocaram protestos dos defensores de direitos animais nas mídias sociais, demandando que os aeroportos encontrem um modo mais humano de lidar com os animais.

Nem todos os aeroportos matam as corujas que aparecem em suas instalações.

Norman Smith, da organização Massachusetts Audubon Society, tem capturado e libertado corujas-das-neves que surgem no Aeroporto Internacional de Boston desde 1981. Ele já capturou 20 na região, desde novembro deste ano.

As corujas-das-neves tornaram-se famosas graças à popularidade de Hedwig, a coruja que faz parte das histórias de Harry Potter.

Embora sejam animais típicos do Ártico, elas têm voado para o Sul nos últimos anos devido à diminuição de fontes de alimento oriunda da degradação do clima e do meio ambiente.

Você viu?

Ir para o topo