EnglishEspañolPortuguês

Mortes de animais na Reserva do Taim (RS) preocupa responsáveis

16 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

O alto índice de mortes de animais na estrada que cruza a Reserva Ecológica do Taim, na Região Sul do Rio Grande do Sul, preocupa os administradores do local. Em 2013, foram 320 casos. No ano passado, o número chegou a 450.

A BR-471 corta 17 quilômetros do Taim. Para evitar danos à fauna, em 2011 o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começou a colocar telas em uma extensão de dez quilômetros, a fim de não fragmentar as comunidades de animais. A proteção ainda não foi concluída, mas o número de atropelamentos está fazendo com que o Instituto Chico Mendes mude de ideia e queira aumentar a área de proteção.

“Hoje a gente já pensa em ampliar a área de telas e colocar em toda a pista. Talvez também aumentar o número de túneis, criar outras alternativas”, diz Henrique Ilha, responsável pela reserva.

Segundo o ICMBio, que administra a reserva, o grande volume de chuvas este ano diminuiu as áreas secas. Assim, os animais vão com mais frequência para a estrada. Além disso, a BR-471 virou rota de caminhões com a construção do parque eólico em Santa Vitoria do Palmar.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo