EnglishEspañolPortuguês

Biólogos encontram 13 tartarugas mortas no litoral piauiense

16 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Animais eram da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga verde (Foto: Projeto Biomade)
Animais eram da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga verde
(Foto: Projeto Biomade)

Técnicos ambientais resgataram 13 tartarugas da espécie Chelonia mydas, conhecida popularmente como tartaruga verde, encalhada na divisa do litoral piauiense com o maranhense, neste fim de semana. Os animais foram encontrados mortos, em estado avançado de decomposição.

De acordo com a bióloga Werlanne Magalhães, do projeto Biomade, do Instituto Tartarugas do Delta, que faz o monitoramento de várias espécies e atua com ações de educação ambiental no Litoral do Piauí, o animal é bastante vulnerável à ação humana e existem vários fatores que podem ter contribuído para a sua morte. “O lixo e a pesca predatória são um dos fatores que podem contribuir para a morte desses animais”, afirmou.

Ainda segundo a bióloga, a tartaruga verde habitualmente é encontrada em águas costeiras e que nessa época do ano é comum a correnteza trazer esses animais. Os animais encontrados que pode chegar ao peso de até 200 quilos. “Esta espécie é muito vulnerável as ações humanas tendo em vista que assume hábitos costeiros, ficando mais suscetível aos fatores que comprometem a sua sobrevivência, como colisão com barco, emalhe com redes de pesca, poluição dos mares e ingestão de resíduos”, explicou Werlanne.

O projeto já faz o monitoramento do litoral piauiense desde 2011. Nessa semana uma equipe do Biomade encontrou uma baleia morta na Praia Preda do Sal, em Luís Correia, no litoral do Piauí. De acordo os biólogos, o animal era um macho juvenil da espécie cachalote, medindo cerca de 6,5 metros e pesando entre 15 e 20 toneladas.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo