EnglishEspañolPortuguês

Ursos são mortos para que suas patas sejam usadas em sopa

14 de dezembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet

Toda a crueldade que é revelada por investigações sobre a indústria de carne de cães e gatos, de barbatana de tubarões, de caça aos ratos e de nas – infelizmente – tradicionais indústrias de carne de porcos e vacas, já está disponível para o conhecimento geral, entretanto, pouco se sabe sobre a sopa de pata de urso.

Em matéria, o One Green Planet informa tristemente que a sopa de pata de urso está viva e, pior, prosperando na Asia, em países como o Cambodia, Laos e Coréia do Sul, isso por que a sopa é um símbolo de força e poder.

De acordo com o Fundo Pela Liberdade dos Ursos, patas de urso, juntamente com suas vesículas biliares (que são consideradas como alimentos de alívio à doenças, mesmo não sendo) são vendidas a 100 dólares cada quilo. Em alguns locais, as patas e a vesícula podem ser encontradas por até mil dólares.

Desde de que o comércio de patas de ursos se tornou lucrativo, muitos caçadores voltam seus olhos para estes animais. Como resultados, a compra e venda de patas de ursos “continua prejudicando a sobrevivência de ursos na Ásia”, segundo Matt Hunt, chefe executivo do Fundo Pela Liberdade dos Ursos.

Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet

E continuou, “A caça e morte de ursos está empurrando os ursos-malaios e o urso-preto-asiático para perto da extinção a cada dia, então reforços são realmente necessários para que esta insensível prática comercial seja acabada”.

O vídeo abaixo, feito por estudantes da faculdade de TAFE, em Perth, no oeste australiano, especialmente para a organização Fundo pela Liberdade dos Ursos, mostra uma pequena introdução à crueldade que caminha em volta de toda a comercialização de patas de ursos.

Vesículas biliares

Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet

Em algumas partes da Ásia, ursos-pretos-asiáticos são confinados por 30 anos dentro de celas e tem suas vesículas extraídas por cateteres, bisturis enquanto seus corpos permanecem abertos.

Com fome, desidratados e maltratados: esta é a vida que esses animais levam unicamente para servirem ao consumo humano. Sua bílis é usada por supostas propriedades medicinais.

A organização Animals Asia foca seus esforços no fim da bárbara prática de extração de vesículas de ursos. Estes ursos são confinados e reproduzidos em fazendas e já contam mais de 14 mil somente na China e no Vietnã. Cães e gatos, que são alvos de diversas formas de sofrimento, também são ajudados pela organização.

Em 2010 a Animals Asia participou do resgate de ursos na província de Shandong, na China, em que dez ursos foram libertados e transferidos para o Centro de Resgate de Ursos Chineses, em Chengdu. Lá eles receberam um extraordinário tratamento e tiveram garantido suas vidas, com cuidados e com a dignidade que sempre mereceram.

Você viu?

Ir para o topo