EnglishEspañolPortuguês

Artista mata milhares de formigas e destrói suas casas para realizar obra

14 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Fonte: Facebook/Anthillart
Fonte: Facebook/Anthillart

Dizer o que é arte é uma tarefa difícil, entretanto não é fácil apreciar uma obra sabendo que para ela ser criada, foi necessário destruir a moradia de milhares de animais. É esta crítica que um artista anônimo tem recebido pelas redes sociais após mostrar seu cruel método.

Em sua página no facebook chamada Anthillart.com, ele publica os vídeos de todo o processo de produção de suas obras. Segundo gravação publicada pelo Youtube (e disponível no fim da matéria), ele joga ferro fundido em formigueiros, destruindo o lar e assassinando todas as formigas que lá vivem. Após o ferro solidificar, o terreno é escavado e a “obra” é retirada.

É necessário dizer que as formigas se organizam de forma impecável e sua ação no ambiente é tão legítima quanto a de humanos. Os formigueiros são, não somente a casa, mas a localização de uma sociedade inteira de formigas. Este pequenos seres também são merecedores de direitos e precisam ter seus espaços respeitados.

A divulgação de uma arte que tem como pressuposto a destruição daquilo que é a moradia de outro ser, além de sua própria morte, não pode ser considerada como uma reprodução ou criação legítima do belo.

Fonte: Facebook/Anthillart
Fonte: Facebook/Anthillart

Diversos usuários desaprovaram sua forma de “arte”, explicitando a crueldade que lhe é inerente. Em seu facebook ainda é possível ver críticas nos comentários de cada foto e uma mensagem em que o webmaster da página sobre insetos, Go ahead, BUG me, lhe pergunta se as colônias são abandonadas ou ainda cheias de formigas.

Em resposta, o artista anônimo admite que todas são cheias de formigas e que, se não fizesse desta forma, as mataria de outra maneira.

No Youtube, ele chegou a desativar a aba de comentários, devido ao grande volume de frases em desaprovação. “Eu não consegui fazer o YouTube parar de me mandar e-mails toda vez que alguém dizia ‘E se eu jogasse alumínio derretido na sua casa?”, disse em entrevista.

Segundo o artista, ele estaria fazendo um “controle de pragas”, entretanto a pergunta não foi respondida em nenhum momento, “e se eu jogasse alumínio derretido na sua casa?”.

Veja abaixo um dos vídeos disponibilizados que mostra seu método.

Você viu?

Ir para o topo