EnglishEspañolPortuguês

Rússia confina orcas e golfinho para abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno

13 de dezembro de 2013
7 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Enquanto a cidade russa de Sochi se prepara para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, duas baleias recentemente capturadas da no Extremo Oriente russo serão exploradas no primeiro espetáculo de suas vidas para a abertura dos jogos, juntamente com um golfinho portador da tocha.

Os amantes de animais de todo o mundo estão tendo problema com as orcas cativas definidas para aparecer na Olimpíada de Inverno de Sochi. (Foto: Getty Images/ Gerardo Mora)
Os amantes de animais de todo o mundo estão tendo problema com as orcas cativas definidas para aparecer na Olimpíada de Inverno de Sochi. (Foto: Getty Images/ Gerardo Mora)

O COI parece decidido a ignorar o seu próprio mandato ambiental que relaciona a conservação animal como uma das suas três principais prioridades. Na agenda das Nações Unidas “Sustentabilidade Através do Esporte: Implementação da Agenda 21 do Movimento Olímpico”, Sochi, o COI e conservação, parecem formar um trio idealista. As informações são do Global Animal.

A Agenda 21 insiste que os jogos serão realizados, “com a preservação da natureza em mente”, e sugere fortemente que “todos os futuros desenvolvimentos Olímpicos, deverão ser realizados com o compromisso de consciência ambiental e sustentabilidade”. Estes platitudes certamente apertam a tecla certa, mas a palavra do mandato é redundante por ações do COI, ou a falta dela.

Documento oficial

Nesta ficha técnica do COI sobre o desenvolvimento ambiental e sustentável, a falácia ainda continua. Convencido de que estes são os jogos que “respeitam o meio ambiente”, associações e parcerias revelam o contrário.

O relatório Agenda 21 do Movimento Olímpico, por exemplo, foi publicado com o apoio da Shell Internacional. Uma empresa que só este ano foi responsabilizada pela poluição ambiental de terras na Nigéria.

Enquanto o patrocínio do relatório da Shell pode ser visto como pouco mais que um golpe de relações públicas, segundo o The New York Times, a empresa ao longo dos últimos seis anos gastou aproximadamente 4,5 bilhões de dólares em licenças, equipamentos e uma campanha para explorar o Ártico por petróleo.

Pál Schmitt , ex-esgrimista húngaro e atual membro do COI, deu crédito a Shell por seu apoio. Foi um momento dificilmente digno de um endosso.

Foto: Care2
Foto: Care2

A Rússia e o meio ambiente

Ambientalmente falando, a Rússia é um fracasso épico. De acordo com a Forbes, “a Rússia depende fortemente de seu setor energético para o crescimento econômico”. Enquanto isso, o Centro Wilson acrescenta: “o governo russo está fazendo pouco para resolver os problemas ambientais”.

Foto: Reprodução/Huffington Post
Foto: Reprodução/Huffington Post

Da poluição ao declínio da biodiversidade, a dependência da Rússia em matéria de energia é tão ardente quanto seus interesses ambientais e todo o tipo de proteção animal é limitada. Basicamente, se o país pode explorar o seu ambiente para o lucro, ele vai fazê-lo.

A Rússia, por exemplo, atualmente lidera na captura de baleias-beluga selvagens. De acordo com a Conservação de Baleias e Golfinhos (WDC), a quota anual da Rússia para a captura e exportação dessas baleias-brancas é de no máximo 1.000 animais. “Pelo menos 320 foram exportados da Rússia para aquários no exterior entre 1990 e 2012”, afirma WDC.

Mais de 100 belugas foram enviadas para a China na última década

A polêmica das capturas em curso para aquários é de grande alcance. No ano passado, ela chegou à costa dos EUA, quando um conglomerado de aquários americanos liderados pela Georgia Aquarium solicitou uma autorização para importar 18 belugas selvagens da Rússia. Os animais deveriam ter sido dispersos por vários parques marinhos, do SeaWorld ao Georgia Aquarium.

O clamor público era palpável e subestimado, mas foi a NOAA Fisheries que teve a palavra final. Negando a autorização para a importação, o Departamento de Pesca disse que não poderia determinar “se deve ou não a importação proposta, por si só ou em combinação com outras atividades, ter um impacto adverso significativo sobre a população de baleias beluga Sakhalin-Amur”.

Exploração não se limita às belugas

Em outubro, a Rússia anunciou que iria usar um golfinho selvagem capturado do Mar Negro como o portador da tocha para os Jogos Olímpicos. Golfinhos do Mar Negro são listados como “em perigo” na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas.

A razão pela qual eles estão em perigo é por causa de capturas. De acordo com a IUCN:

Baleia beluga. (Foto: Dornbeast)
Baleia beluga. (Foto: Dornbeast)

“Centenas e, provavelmente, 1.000 golfinhos foram capturados vivos no Mar Negro para cativeiro desde meados dos anos 1960. Isto não leva em conta a mortalidade (geralmente não declarada) durante as operações de captura. Capturas continuam na Federação Russa, com 10-20 animais capturados anualmente a partir de uma pequena área”.

Para Sochi 2014, a Rússia chegou ao fundo do poço.

Hoje, duas baleias assassinas recentemente capturadas chegarão ao Sochi Dolphinarium de Vladivostok para se prepararem para os Jogos Olímpicos. De acordo com a Conservação de Baleias e Golfinhos (WDC):

Estas serão as primeiras orcas exibidas em público na Rússia e o país mantém esperança em ganhar dinheiro durante os Jogos Olímpicos mantendo os golfinhos cativos.

Estas orcas são duas das várias baleias assassinas capturadas da natureza por uma empresa russa chamada Esfera Branca. A Esfera Branca coincidentemente é uma parceira da norte-americana Associação Internacional de Parques de Diversão e Atrações (IAAPA).

Durante a tentativa da Federação Russa de pegar orcas ao longo dos anos, vários animais foram mortos. Toda a história sórdida das capturas é revelada pela WDC em uma entrevista entre Tim Zimmermann e Erich Hoyt, Pesquisador da WDC, autor e co-diretor do Projeto Russo de Orcas do Extremo Oriente da WDC.

A Carta Olímpica sustenta que a responsabilidade de cidades-sede é:

“Incentivar e apoiar uma preocupação responsável por questões ambientais, para promover o desenvolvimento sustentável no esporte e para exigir que os Jogos Olímpicos sejam realizados em conformidade”.

O clamor público

A Campanha Global Olímpica de Golfinhos questiona o COI sobre a sua carta de conservação desde fevereiro. Em uma série de cartas enviadas para o comitê, a campanha pediu ao COI para não atribuir os Jogos Olímpicos de 2020 para Tóquio com base em suas práticas de caça a baleias.

Em uma carta ao COI em março passado, a campanha disse:

“O COI, na consideração de escolher o país que recebe a honra de sediar os Jogos Olímpicos, não pode ignorar que o Japão está deliberadamente desafiando uma carta ambiental”.

Mas o COI se esquivou das demandas dos ativistas. Eles responderam:

“Não é de nossa responsabilidade monitorar ou medir direitos animais ou, até mesmo, pressionar os governos a promulgar ideias sociais, políticas ou outros tipos de mudança que não estão diretamente ligados a sediar os Jogos Olímpicos.

Direitos animais, ou um simples pedido ao COI para fazer valer a sua própria carta para a promoção da conservação? Schmitt esclareceu, “nenhuma iniciativa, ainda que pequena, deve ser negligenciada. Na verdade, devemos ‘Pensar globalmente, agir localmente’”.

O COI é apresentado com a oportunidade perfeita para ‘agir localmente’ e ​​fazer valer seu mandato de 103 páginas, em que a conservação animal e ambiental é divulgada. Atualmente, a Rússia não está em conformidade com qualquer Agenda 21 ou a Carta Olímpica.

Como resultado, a campanha Golfinho Olímpico está pedindo ao COI para responsabilizar Sochi à tarefa e fazer cumprir suas próprias regras. É o “dever do COI”, dizem, “de respeitar as regras da Carta Olímpica e garantir que as cidades-sede das Olimpíadas cumpram o documento Agenda 21 das Nações Unidas.”

A Campanha Global Golfinhos Olímpicos está peticionando Thomas Bach, do COI, juntamente com o Comitê Organizador Olímpico de Sochi para parar a exibição de uma orca selvagem no Sochi 2014. A petição está disponível para assinar na Causes.com.

Você viu?

Ir para o topo