EnglishEspañolPortuguês

Projeto de castração atenderá animais do município de Soure (PR)

12 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A partir desta quinta-feira (12), o município de Soure receberá uma caravana que pretende promover o controle de animais, a prevenção de zoonoses e a conscientização da comunidade para a importância da castração dos animais. O projeto, que se chama Vida Digna Itinerante, pretende percorrer várias regiões do Marajó e o objetivo é evitar casos como o que ocorreu em Santa Cruz do Arari, em que o prefeito teria ordenado o extermínio de animais, como uma medida de “saneamento”. A expectativa é que a equipe consiga castrar aproximadamente 100 animais.

(Foto: Ascom/Ufra)
(Foto: Ascom/Ufra)

Os cães receberão a castração química, que consiste na aplicação da dose de um medicamento nos testículos, o que impede a produção dos espermatozoides. O procedimento leva apenas alguns segundos, e o animal não necessita de período de recuperação e nem da reaplicação do medicamento (se tornando inapto para a reprodução em 30 dias).

A castração cirúrgica será feita em cadelas e gatas. O procedimento é menos invasivo ao organismo do animal, com menor tempo cirúrgico e a um baixo custo. A cirurgia é realizada por apenas um cirurgião, dispensando o uso de antibióticos no pós-operatório, tendo uma menor exposição de órgãos abdominais e minimizando o risco de contaminação.

Os procedimentos técnicos serão desenvolvidos pelos médicos veterinários do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Maridelzira Betânia David e Luiz Fernando Moreira. Segundo a médica, a castração não apenas evita a reprodução indiscriminada de animais, mas traz uma série de benefícios à saúde dos cães e gatos. “O número alcançado corresponde, em média, a uma expectativa de que pelo menos 300 cães e 600 gatos deixarão de nascer nesse próximo ano e já reforça a importância do projeto no local, já que a fêmea é a disseminadora de filhotes, e o macho reproduz até diariamente. A castração pode evitar infecções e diminuir riscos de doenças nas vias uterinas, tumores de mama, testículos e outras desenvolvidas a partir dos hormônios da reprodução”, diz Maridelzira Betânia.

Esta já é a segunda ação no município de Soure. A última ocorreu em outubro, em que 53 animais passaram pelos procedimentos. “Durante as ações nós também realizamos um cadastro com informações socioeconômicas, o que pode contribuir em ações da secretaria de saúde do município”, diz a coordenadora do projeto Vida Digna, professora Nazaré Fonseca de Souza. Segundo a coordenadora, o município de Soure tem em torno de 4000 animais. Com a castração, a meta é ver a diminuição do número de animais em uma perspectiva de dois anos.

Fonte: Diário Online

Você viu?

Ir para o topo