EnglishEspañolPortuguês

PF divulga vídeo que mostra vigilante retirando gaiola do Ibama em Alagoas

12 de dezembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Federal divulgou, na noite desta quarta-feira (11), um vídeo que mostra a retirada de animais silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Alagoas. As imagens foram captadas após denúncias de que animais estavam sendo retirados do Centro de Triagem (CETAS) para serem comercializados no mercado clandestino.

Na manhã desta quarta, a PF deflagrou uma operação, denominada Eleutheros, em Maceió, para cumprir cinco mandados de condução coercitiva e seis de busca e apreensão na região de Maceió. Entre os detidos estão prestadores de serviço (tratadores e vigilantes) e um ex-estagiário do órgão federal. Informações indicaram que o grupo agia de duas maneiras: apropriando-se e retirando os animais sem conhecimento e autorização do órgão e simulando solturas.

Durante uma coletiva de imprensa na sede da PF nesta manhã, a superintendente do Ibama em Alagoas, Sandra Menezes, informou que funcionários do órgão começaram a suspeitar do desvio dos animais e comunicaram à polícia. “Estava havendo uma movimentação estranha com a ajuda de pessoas de dentro do órgão. Comunicamos à Polícia Federal e nos colocamos à disposição para ajudar nas investigações”, falou.

No vídeo é possível ver um homem, que não teve a identidade revelada pela polícia, entrar no banheiro do Cetas e pegar uma gaiola coberta por um pano escuro. Ele pula a cerca de volta e deixa o local levando a gaiola.

Segundo as investigações, os animais eram deixados durante o dia por outros funcionários e retirados pelo vigilante. O delegado Renato Madesen Arruda, da Divisão de Crimes Contra o Meio Ambiente da PF, a ação acontecia muitas vezes em feriados e durante à noite, quando o movimento no órgão é menor. Ele disse que, além de vídeos com flagrantes, a polícia possui documentos que apontam o crime.

O delegado disse que os animais desviados eram os que tinha um alto valor no mercado como os pássaros que cantam. “Os animais eram vendidos em feiras livres ou individualmente. Ainda estamos fazendo o levantamento da quantidade que foi desviada. As pessoas que estão sendo ouvidas na PF já passaram algumas informações que vão ajudar nas investigações”, disse.

O diretor do Ibama em Alagoas, Rivaldo Couto, disse que os funcionários terceirizados apontados como integrantes da quadrilha que desviava animais serão afastados do órgão. Já os contratados do órgão permanecerão, mas em outro setor. “Depois do resultados das investigações, se for comprovada a participação deles, será aberta uma sindicância que pode levar à exoneração”, explicou.

Operação Eleutheros

Cinco pessoas foram detidas, na manhã desta quarta-feira (11), em Maceió para serem ouvidas na sede da PF. Os policiais cumpriram mandados de condução coercitiva e seis de busca e apreensão. Segundo o delegado, em uma das casas foram apreendidos dois animais. Durante a operação, agentes da PF também apreenderam documentos no Ibama.

Arruda informou que o inquérito será concluído até 30 dias. Ele disse que, se comprovada a participação dos funcionários do órgão, eles poderão pegar de um a 16 anos de prisão pelos crimes de peculato (crime de desvio de dinheiro ou bens por funcionário público), formação de quadrilha e tráfico de animais silvestres.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo