EnglishEspañolPortuguês

Pesquisa aponta maior rejeição de franceses pelo foie gras

11 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Um em cada três franceses garante que não compra foie gras por motivos éticos, já que os gansos e patos são enjaulados e engordados para que o fígado sofra hipertrofia antes de serem sacrificados para a obtenção da iguaria.

Homem alimenta ganso à força para produzir foie gras, na França. Neste ano entra em vigor na Califórnia, nos EUA, a proibição da produção e consumo da iguaria. Mas como é feito o foie gras? Foto: Getty Images
Homem alimenta ganso à força para produzir foie gras, na França. Neste ano entra em vigor na Califórnia, nos EUA, a proibição da produção e consumo da iguaria. Mas como é feito o foie gras?
Foto: Getty Images

Segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pela organização de defesa lateral dos animais L124 e elaborado pelo observatório OpinionWay, 29% dos franceses dizem não comprar foie gras por esses motivos e 77% comprariam o alimento a partir de animais não engordados, se pudesse escolher.

A pesquisa, elaborada sobre uma amostra representativa de 1.006 pessoas contactadas pela internet entre 27 e 28 de novembro, mostra também que 44% dos franceses se diz a favor de proibir essas práticas, frente aos 55% que defende a legislação atual. No entanto, 57% reconhecem que a criação de aves nessas condições significa fazer os animais sofrerem.

A tradicional técnica da gastronomia francesa é alvo recorrente das organizações de defesa dos animais, como a L124, que promove um mundo onde não se consuma carne e que no dia 21 de novembro se uniu ao primeiro Dia Mundial Contra o Foie Gras.

O controverso patê de fígado foi eleito o prato mais emblemático da cozinha francesa por 48% dos entrevistados em uma pesquisa que o Ministério francês de Economia elaborou em 2011.

Enquanto os opositores dizem que o processo é doloroso e causa doenças nas aves, os defensores da iguaria servida nos mais caros restaurantes dizem que os animais não se incomodam, já que as gargantas são naturalmente flexíveis para permitir se alimentar de grande quantidade de alimentos antes da migração.  Foto: Getty Images
Foie Gras
Foto: Getty Images

Trata-se de um produto rentável e de fácil transporte vendido em conserva e cuja produção na França em 2010 passou de 19.450 toneladas, segundo os produtores.

Os principais grupos dedicados ao negócio, típico do sudoeste da França e cujo mercado representa cerca de 1,5 bilhão de euros por ano (R$ 4,7 bilhões), são Euralis Gastronomie, Delpeyrat e Labeyrie, empresas que obtêm boa parte de seu lucro durante as comemorações de Natal.

As exportações francesas de foie gras representaram em 2010 aproximadamente 47,6 milhões de euros (R$ 151 milhões).

Com informações de Terra

Você viu?

Ir para o topo