EnglishEspañolPortuguês

Ilha Comprida (SP) registra dados alarmantes de encalhe de animais

11 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Todos os anos, os encalhes de animais marinhos ocorriam no período compreendido entre junho até outubro. Nesse ano, as aparições entraram nos meses de novembro e dezembro. A análise é do técnico ambiental da Prefeitura da Ilha Christian Negrão da Silva, que realiza trabalho de resgate e monitoramento dos animais marinhos em parceria com as ONGs Amigos do Mar e Coati-Juréia . “Durante uma década de trabalhos sobre animais marinhos, jamais houve encalhes em dezembro. Não sabemos o motivo desse fenômeno”, observou.

Na segunda 2/12, os técnicos devolveram ao mar duas tartarugas verdes chelonia mydas, uma tartaruga caretta caretta e um pingüim de Magalhães. Eles chegaram cansados nas praias, não apresentavam perda de peso, nem ferimentos. Foram monitorados até estarem aptos para retornar ao mar.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Ilha Comprida conta com a primeira viatura do país especializada no transporte de animais marinhos, um trabalho realizado em parceria com a ONG Coati. Também há placas de sinalização e isolamento das áreas onde são encontrados os animais marinhos e cartilhas informativas distribuídas à população. Quem encontrar animais marinhos nas praias, precisa entrar em contato com a Prefeitura (13) 3842 7000 em dias de semana ou com o Corpo de Bombeiros nos finais de semana.

Fonte: O Vale do Ribeira

Você viu?

Ir para o topo