EnglishEspañolPortuguês

'Canil virtual' ajuda a achar animais perdidos ou abandonados

11 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Preocupados com a situação de animais perdidos ou abandonados, estudantes de jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, desenvolveram um projeto em sala de aula. Aliando tecnologia e amor pelos bichos, eles criaram o “canil virtual”, ferramenta que ajuda a localizar animais e que oferece também informações sobre adoção e tratamento de doenças.

Mapa mostra onde há animais perdidos ou abandonados, e que podem ser adotados (Foto: Reprodução/Canil Virtual
Mapa mostra onde há animais perdidos ou abandonados,
e que podem ser adotados (Foto: Reprodução/Canil Virtual

O projeto foi criado há três meses, e a experiência deu certo. Por isso, mesmo com o fim das aulas, os estudantes pretendem dar continuidade à ideia. “Eles (animais) nos trazem uma energia maravilhosa, é um amor incondicional”, justifica Yngrid Lessa da Costa, uma das criadoras.

Na plataforma na internet, fotos e dados permitem a identificação de cães e gatos e as informações centralizadas facilitam a busca. ONGs de cuidadores de animais podem se cadastrar e compartilhar as informações.

Gina Bolognini é uma das cuidadoras cadastradas. Ela cuida de 40 cães no canil que montou na própria casa, em Porto Alegre. A ONG da qual ela faz parte apoia a castração e incentiva a adoção. “Eu acho que as pessoas devem olhar qualquer criatura viva do planeta com os mesmos olhos porque nós somos, não digo iguais, mas temos sentimentos”, destaca.

É possível enviar relatos ao “canil virtual” através de duas formas. Uma delas é por e-mail ([email protected]), e a outra em preenchimento de formulário, opção de preferência das criadoras do projeto.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo