EnglishEspañolPortuguês

Matança de texugos finalmente chega ao fim

9 de dezembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Vinicius Siqueira (da Redação)

Foto: Care2
Foto: Care2

O programa piloto, aplicado em duas cidades, de matança de texugos na Inglaterra fracassou em sua tentativa de eliminar parte da população deste animal no país e finalmente encerrou suas atividades. As informações são do Care2.

Esta notícia foi um alívio para ativistas de direitos animais e levantou a dúvida se o que havia sido feito até agora não teria piorado a situação.

Os pilotos estavam sendo aplicados em Gloustershire e Somerset, em uma tentativa do governo inglês em conter a propagação da tuberculose bovina (bTB) entre os rebanhos, mas matar texugos para resolver este problema foi uma grande controvérsia entre cientistas, fazendeiros, ativistas de direitos animais e o próprio governo.

Ambos os locais de teste foram designados para testar se assassinar texugos livres em seu habitat, ao invés de capturá-los, ajudaria a diminuir os casos de bTB.

Alvo: Milhares de texugos estavam sendo abatidos em turnos no que os ministros disseram que ajudaria a conter a disseminação da tuberculose em rebanhos bovinos.
Alvo: Milhares de texugos estavam sendo abatidos em turnos no que os ministros disseram que ajudaria a conter a disseminação da tuberculose em rebanhos bovinos.

Cientistas e organizações de defesa animal, como a Badger Trust, Humane Society Internacional/UK, RSPCA, Liga Contra Esportes Cruéis e o Fundo Internacional pelo Bem-Estar Animal entre outras, se posicionaram firmemente contra a solução assassina para se resolver um problema primeiramente relacionado com animais explorados em fazendas para o consumo humano.

As preocupações não compreendem somente a crueldade inerente em assassinar texugos indefesos e na possibilidade de deixá-los morrerem dolorosamente e lentamente devido aos ferimentos recebidos, mas também sobre a efetividade dos programas para a situação.

Segundo um significante estudo, o Teste de Matança Aleatória de Texugos (RBCT), “a matança de texugos não tem significante contribuição para o controle de bTB na Inglaterra”. O estudo também informa que o controle da doença pode ser feito com uma rígida administração de medidas de controle da população de animais.

Infelizmente, as considerações científicas não foram o suficiente para evitar a matança de texugos. No último mês, a instituição de conservação ambiental Natural England, aumentou para mais oito semanas o tempo de vigência do programa de mortes em massa de texugos em Gloustershire, após os caçadores não terem conseguido realizar a meta de assassinar 70% da população destes animais na região, mas esta decisão foi abandonada após perceberem a falha total que a ação vem resultando.

Foto: BBC News
Foto: BBC News

Em Somerset a matança também não foi efetiva, mesmo após três semanas a mais de prazo. Segundo o jornal Telegraph, a Natural England disse que a matança estava terminada pois “não havia perspectiva realística de conseguir remover o número de texugos requerido”.

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Ou seja, a instituição de conservação ambiental não estava preocupada com a vida deste animais, mas com a efetividade das ações para a manutenção de vacas e bois explorados em fazendas.

Enquanto a crueldade e a eficiência destes programas eram questionadas inicialmente, a falha em conseguir controlar o bTB fez emergir questões sobre a habilidade do governo em administrar tais programas e conseguir criar formas humanas e não cruéis de ação.

Além de terem gastos milhões em um projeto completamente insensato de matança generalizada, muitos se preocupam, agora, com a propagação dos texugos para zonas que não ocupavam, exatamente devido à caça. segundo especialistas, esta nova geografia das populações de texugo trará mais problemas para o controle do bTB e o programa de matança promovido pelo governo é o maior culpado.

“Eu estou muito aliviado com o fim do programa de matança de texugos do governo, que foi um fiasco até agora” disse um ativista ao Guardian.

Segundo a Liga Contra Esportes Cruéis, mesmo após as temporadas de caça aos texugos terem acabado, o governo pretende continuar com elas nos próximos três anos e implantá-las em outros locais.

Petição

Assine a petição exigindo que o governo inglês pare imediatamente com as mortes arbitrárias de texugos e escute sua população.

Você viu?

Ir para o topo