EnglishEspañolPortuguês

Exploração de cavalos marca retrocesso na luta contra maus-tratos aos animais

9 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Atibaia divulgou na última semana, em sua página oficial da internet, as regras para a Cavalhada 2013. Segundo a opinião de protetores, neste ano, elas estão menos rígidas, o que expõe ainda mais os animais participantes a situações de risco e maus-tratos. “Ao meu ver, estão regredindo, já que há uns anos atrás as regras estavam mais rígidas”, comentou a protetora Márcia Mendes.

Neste ano, ao contrário de edições anteriores, não há nenhuma indicação de proibição a som alto nas charretes, nem ao consumo de bebidas alcoólicas, nem à participação de éguas no cio. Com relação ao sobrepeso de carga, há apenas uma orientação para que seja evitada. “A Prefeitura de Atibaia deve PROIBIR essas coisas, não tentar amenizar”, desabafa Márcia.

A Cavalhada de Atibaia já há algum tempo gera polêmica por ocasionar muitas vezes danos à integridade física dos animais participantes. Em 2011, a ONG OPLA – Organização Pela Libertação Animal de Atibaia divulgou um vídeo que mostra os maus-tratos sofridos pelos cavalos que participam do evento.

Nos últimos anos, em uma tentativa de diminuir o problema, a Prefeitura vinha aumentando as restrições para a participação. No entanto, este ano, parece que, ao contrário dos movimentos vistos nos últimos tempos de defesa e respeito aos direitos dos animais, a Prefeitura de Atibaia demonstra estar retrocedendo e virando as costas para esse tema tão importante e atual.

Fonte: Atibaia

Você viu?

Ir para o topo