EnglishEspañolPortuguês

Espécie de sapo com menos de um centímetro é descoberta no Espírito Santo

9 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Uma nova espécie de sapo foi descoberta em Santa Teresa, na região Noroeste do Espírito Santo, por pesquisadores do Projeto Bromeligenous. O animal, que mede menos de um centímetro, foi encontrado na Reserva Biológica Augusto Ruschi, durante coletas noturnas do grupo. A descoberta já foi anunciada, mas o nome do sapo só vai ser divulgado após a publicação da pesquisa completa, prevista para ser concluída em janeiro de 2014.

Ao encontrarem o sapo, em outubro de 2012, os pesquisadores compararam o animal com outras espécies já catalogadas e perceberam que o encontrado tinha características específicas. Ele estava em meio a folhas e umidade, ambiente comum em áreas preservadas. Até o momento, a espécie é a única representante do gênero Adelophryne ocorrendo no estado.

De acordo com os pesquisadores, o sapo, apesar de pequeno, tem grande importância para a Biologia. Trata-se de uma nova espécie de anfíbio. “Foi feita a descrição dele e a partir daí pode ser feito um trabalho para descobrir mais informações da nova espécie, como o habitat e a forma de alimentação”, disse o biólogo Cássio Zocca.

O biólogo ainda afirmou que, por ser uma espécie exigente, é preciso conscientizar a população em relação aos cuidados com o animal. “Essa espécie vive debaixo das folhas. Então a pessoa passa ali, pisa no bicho, às vezes o mata, e nem percebe que ele existe. Viemos mostrar o animal para a população, para conscientizar o pessoal em uma educação ambiental, de preservar o ambiente”, completou Zocca.

Apesar da descoberta já ter sido anunciada, o sapo ainda não possui um nome popular. A população pode votar no Museu de Biologia Mello Leitão até o dia 20 de dezembro e na internet até o dia 30 de dezembro. Eles podem escolher entre os nomes teresense, miniatura, saltador e pintado.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo