EnglishEspañolPortuguês

Touradas em Quito são suspensas após baixa presença de público

8 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Fernando Arroyo  (da Redação – Equador)

As touradas são espetáculos cruéis e violentos em que o animal é atormentado e torturado até a morte numa agonia que pode durar 40 minutos.  Isso não pode ser um espetáculo aceitável para crianças, nem para nenhuma pessoa. (Foto: Reprodução/Internet)
As touradas são espetáculos cruéis e violentos em que o animal é atormentado e torturado até a morte numa agonia que pode durar 40 minutos. Isso não pode ser um espetáculo aceitável para crianças, nem para nenhuma pessoa. (Foto: Reprodução/Internet)

No ano de 2013, os empresários taurinos resolveram primeiro não fazer a tradicional festa conhecida como “Jesús Del Gran Poder” (o suposto evento principal das festas da cidade) devido à enorme resistência dos cidadãos locais, então tiveram que procurar outro lugar para desenvolver seu cruel espetáculo e encontraram um pequeno povoado há uma hora da capital equatoriana, depois tiveram que contratar uma praça de touros portátil, que trouxeram da Colômbia.

Além disso, há menos de uma semana de começar com seu triste show, tiveram que resolver um conflito de permissões que eles “esqueceram” de negociar com o município local, e quando finalmente conseguiram convocar aos “aficionados”, o público foi tão pouco que nesta sexta-feira (06), num comunicado oficial, tiveram que suspender todas as atividades. Segundo o El Comercio, a empresa organizadora (Condor Trust) teria declarado que suspensão aconteceu por falta de dinheiro.

O movimento de defesa dos touros explorados nestes espetáculos cruéis começou tão cedo como com a independência equatoriana em 1822, quando o primeiro presidente da nação firmou um decreto para terminar com as touradas.

Nessa época, a ordem não teve apoio popular, mas após dois séculos, nos anos 80 a situação começou mudar e até hoje a consciência das pessoas é bem diferente e a maioria delas não gosta mais desta violenta e injusta “luta”.

As touradas no Equador estão chegando ao seu fim e isso é uma verdade.

Você viu?

Ir para o topo