Circos com animais são proibidos pela primeira vez em estado do México


Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: Milemio
Foto: Milemio

Querétaro se tornou o primeiro estado mexicano a aprovar uma legislação que proíbe a exibição de animais em circos, após uma iniciativa apresentada na Assembleia Legislativa local. As informações são do Milemio.

Defensores animais afirmaram que é o primeiro passo para posteriormente revogar a proteção das touradas, que foi declarada há alguns meses como patrimônio imaterial. Os artigos 82 e 83 foram modificados e uma observação no artigo 84 da Lei de Proteção Animal foi incluída.

Integrantes da Associação Civil Anima Naturalis disseram que se trata de uma pedra a menos no caminho para conseguir a eliminação dos animais em qualquer espetáculo, incluindo as touradas.

O presidente da Comissão do Desenvolvimento Sustentável, Yairo Marina Alcocer, disse que quem não cumprir essa medida, poderá ser punido com uma sanção de até 5 mil salários mínimos.

“Isto adicionado que México em combinação com outros países tem assinado diferentes tratados nos quais se comprometem a ter um trato digno a nível internacional, um projeto de sociedade nacional ética e respeito entre indivíduos com os animais e com uma educação geral neste sentido para a sociedade foi criado”, indicou o legislador do Partido Verde Ecologista.

Na legislação, foi destacado que a proteção e conservação dos animais no México continuam defasadas.

O legislador Alcocer garantiu que esta iniciativa responde as demandas populares e as queixas nas redes sociais que realizaram associações protetoras de animais.

“Querétaro se coloca na vanguarda com o assunto do maltrato animal com a proibição de animais nos circos que se instalem no estado”, disse Alcocer.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PROTEÇÃO

AMOR PROFUNDO

ÍNDIA

RESGATE

ASFIXIA

NECROPSIA

SAUDADE

MAUS-TRATOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>