EnglishEspañolPortuguês

MP aponta irregularidades em canil municipal de Pilar do Sul

7 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A Prefeitura de Pilar do Sul (SP) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para realizar melhorias no Canil do Centro de Controle de Zoonoses da cidade. O acordo foi feito após denúncia feita pela Associação Protetora dos Animais da cidade.

Canil abriga 100 cães que foram recolhidos das ruas (Foto: Claudio Nascimento / Divulgação)
Canil abriga 100 cães que foram recolhidos das ruas (Foto: Claudio Nascimento / Divulgação)

De acordo com a entidade, não há condições de dar os cuidados necessários aos cães que vivem no abrigo devido à falta de verbas. Segundo o presidente da associação, Thiago Ferreira, a maioria dos animais foi retirada das ruas doentes e precisa de cuidados especiais até a adoção. “Nós tentamos fazer o que podemos, mas muitas pessoas acham que aqui é um depósito de animais. Tentamos cuidar da saúde e evitar que eles procriem”, explica.

O Ministério Público pediu que a prefeitura fizesse as adequações necessárias o mais rapidamente possível. Segundo a tesoureira da associação, Sueli Cano Maita, uma fiscalização apontou várias irregularidades no local. “O Fórum e o Conselho de Medicina Veterinária realizaram várias fiscalizações desde o começo do ano, e vários problemas foram apontados”, conta.

Os cem cães são distribuídos em 30 baias individuais e três coletivas. Segundo o veterinário responsável, Marcelo Augusto de Toledo Caetano, um dos principais problemas enfrentados é a quantidade de animais na cidade que chega a nove mil e gera superlotação no canil. “Uma nova verba será destinada ao canil para ampliarmos o local e melhorar as instalações”, diz.

Prefeitura firmou um acordo para realizar melhorias no canil (Foto: Claudio Nascimento / Divulgação)
Prefeitura firmou um acordo para realizar melhorias no canil (Foto: Claudio Nascimento / Divulgação)

Ainda segundo o veterinário, o número de funcionários do canil é o ideal. “Nós temos dois ajudantes gerais, divididos em dois turnos, um técnico veterinário, um estudante de veterinária e eu como veterinário responsável”, explica.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo