Dezenas de baleias encalham e ao menos 10 morrem em parque na Flórida


Pelo menos dez baleias morreram e outras 40 ficaram encalhadas em uma praia no sul da Flórida, em uma área do Parque Nacional dos Everglades nesta quarta-feira (04). Várias cadeias de televisão dos Estados Unidos mostraram ao vivo imagens do grupo de baleias, pegas pela maré baixa e “confusas” ao não conseguirem escapar para águas mais profundas.

As águas onde os animais estão encalhados tem apenas um metro de profundidade, o que dificulta o trabalho de resgate. (Foto: AP)
As águas onde os animais estão encalhados tem apenas um metro de profundidade, o que dificulta o trabalho de resgate. (Foto: AP)

As águas onde os animais estão encalhados tem apenas um metro de profundidade, o que dificulta o trabalho de resgate, já que a região só é acessível com botes e não permite o manejo de embarcações de maior calado, explicou à imprensa a porta-voz da NOAA, Blair Mase.

As baleias são da espécie “piloto” ou “caldeirão comum”, estão protegidas e são abundantes no oceano Atlântico, costumam viajar em grupos e não é incomum que se desorientem e acabem encalhadas em águas rasas.

Os especialistas que coordenam os trabalhos de resgate são pessimistas sobre a possibilidade de devolver as baleias a águas profundas, e inclusive contemplam “a indução de morte como a opção mais humana”, divulgou a emissora local NBC.

A última vez que ocorreu um fato similar na Flórida foi em maio do 2011, quando outras 16 baleias da mesma espécie ficaram presas em Key West.

Em 2003 outras 28 sofreram com a mesma situação, também na região de Florida Keys.

Fonte: Terra


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

VIDAS PERDIDAS

DEDICAÇÃO

SOFRIMENTO EMOCIONAL

DOÇURA

AÇÃO HUMANA

JAPÃO

FINAL FELIZ

POLUIÇÃO SONORA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>