EnglishEspañolPortuguês

Macaco é amputado em Ituiutaba (MG) depois de resgatado com fraturas

5 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Um macaco da espécie Bugio precisou passar por cirurgia de amputação em Ituiutaba (MG). O animal foi encontrado no perímetro urbano com fratura exposta no braço esquerdo. O ferimento se agravou e foi preciso a intervenção em uma clínica. Segundo a veterinária Neila Cristina, há um mês o macaco foi resgatado com fratura exposta, porém já se recuperou. “O animal perdeu a pata, mas a cauda também serve para substitui-la. Ele tem se saído muito bem”, disse.

Macaco foi encontrado com fratura exposta (Foto: Reprodução/TV Integração)
Macaco foi encontrado com fratura exposta
(Foto: Reprodução/TV Integração)

O mamífero macho, de quatro meses, pesa dois quilos, o dobro de quando foi encontrado, e está recuperando bem. O bicho já virou mascote dos funcionários da clínica, já que não sai do colo. “Eu pego e ele fica muito a vontade”, disse Tatiele Aparecida Santos.

Ainda segundo Neila, o macaco não está mais vivendo em uma gaiola na clínica. O animal foi levado para uma fazenda próxima a Ituiutaba, mas ainda recebe tratamento. O motivo da mudança é para que ele não fique estressado, além da tentativa de readaptação ao meio ambiente.

Outros casos
Em Ituiutaba há um projeto para que animais, em situação parecida com a do macaco Bugio, sejam encaminhados para uma reserva ecológica de 30 hectares. Só que no local eles também precisariam de condições mínimas para sobreviver.
Segundo o secretário de Turismo, Denis Andrade, o investimento no Parque Goiabal, de mais de R$ 200 mil, está previsto para o próximo ano e conta também com a parceria de biólogos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. “Será de grande valia para os estudantes de biologia, que através de uma prestação de serviço, vão aprender mais”, disse.

O número de animais resgatados pela Polícia Militar de Meio Ambiente na região preocupa. Foram 260 no ano passado e em 2013, de janeiro a novembro, 193. De acordo com o Sargento Renes Nogueira Silva, praticamente todos são animais silvestres. “A expansão urbana está contribuindo para que aconteçam essas capturas. Também ocorre a exploração do meio ambiente, com a derrubada de árvores e isso contribui para a migração desses animais”, explicou.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo