EnglishEspañolPortuguês

Nova espécie de Tubarão-Martelo é confirmada na Carolina do Sul

5 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Um dos predadores marítimos de aparência mais simpática acaba de ter um novo parente confirmado. O Doutor Joe Quattro, professor do Programa de Ciência Marinha da Universidade da Carolina do Sul, publicou a descoberta de uma nova espécie de Tubarão-Martelo, chamada Sphyrna gilberti.

O animal tem dez vértebras a menos que S. lewini, o mais próximo a ele.
O animal tem dez vértebras a menos que S. lewini, o mais próximo a ele.

Graças à aparência quase idêntica aos outros membros do gênero Sphyrna (em especial o tubarão-martelo-recortado, Sphyrna lewini), a confirmação teve de ser genética. O primeiro sinal de uma nova espécie de Tubarão-Martelo veio em 2006, e deu lugar à uma extensa pesquisa que envolveu inúmeras amostras de três rios diferentes da Carolina do Sul (EUA).

A característica mais única do Tubarão-Martelo da Carolina (seu apelido) é o número de vértebras, menor que os outros membros do gênero. São dez vértebras a menos que seu irmão mais próximo S. lewini.

Ainda não foi possível determinar a extensão onde esta nova espécie se espalhou, mas Quattro e sua equipe acreditam que, assim como os outros Tubarões-Martelo, o Sphyrna gilberti também corre risco de extinção.

Fonte: UOL

Você viu?

Ir para o topo