EnglishEspañolPortuguês

Coluna de gelo mata animais no fundo do oceano

5 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Uma equipe da BBC foi até a Antártica e conheceu o efeito assustador do “Dedo de Gelo da Morte”. A enorme coluna de gelo congela e mata todos os animais que vivem em volta quando toca o fundo do oceano.

O gelo mata todos os animais que estiverem à volta. (Foto: Reprodução)
O gelo mata todos os animais que estiverem à volta. (Foto: Reprodução)

Esse dedo de gelo se forma porque as temperaturas no fundo do mar são mais altas que acima da superfície. Isso faz com que durante a movimentação da água os fluxos de calor vindos do mar quente até ao ar frio formem gelo.

A água salgada tende a solidificar na superfície e forma uma coluna. À medida que desce para as profundezas entra em contato com uma temperatura mais amena. Quando toca o chão, o gelo se espalha pelo fundo do mar, como se fosse um líquido capaz de derramar no chão um veneno que destrói tudo à sua volta. Todos os animais marinhos morrem instantaneamente por se ficarem presos no gelo que se alastra.

Em seis horas de observação da equipe da BBC, a coluna de gelo se formou, desceu e matou tudo ao redor. Câmeras em locais de difícil acesso instaladas pelo grupo fizeram imagens incríveis. Clique aqui para ver o vídeo.

Fonte: Info

Você viu?

Ir para o topo