EnglishEspañolPortuguês

Castração é alternativa para diminuir animais nas ruas de São José (SC)

5 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

A situação dos animais abandonados em São José é alarmante. E uma das alternativas é a conscientização das pessoas para combater o abandono e incentivar a castração. Segundo dados divulgados pela ONG Amar (Amigos dos Animais de Rua), uma cadela ou gata pode gerar ao longo de sua vida, em média, 60 mil descendentes diretos e indiretos (filhos, netos e a geração sequente).

De acordo com a Secretaria de Projetos Especiais de São José, nunca foi feito um levantamento sobre a quantidade de animais nas ruas na cidade. O município não conta com um Centro de Controle de Zoonoses ou Diretoria de Bem-Estar Animal.

Uma solução para combater o aumento de animais nas ruas é a castração. A tesoureira da ONG Amar, Jane Maschio, destaca que com a castração há uma redução na população animal. “Além disso, é possível evitar, nos animais, diversos tipos de doenças, como tumor de mama e infecção no útero. E o grande número de filhotes que uma gata ou cadela pode gerar ainda deixa o animal fraco, anêmico e desnutrido. Em quatro ou cinco anos o animal fica acabado”, afirma.

Fonte: AEMFLO

Você viu?

Ir para o topo