EnglishEspañolPortuguês

Cadela vítima de queimaduras é resgatada em Jabotão (PE)

5 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

 

 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Pretinha não tem um lar e mal se sabe sua idade, que deve ser de aproximadamente cinco anos. A cadela vivia perambulando prenhe pelo Curado IV, em Jaboatão. Antes que pudesse parir, encontrou a crueldade humana, marcada em 40% do corpo pelo calor da água quente derramada por uma mulher desconhecida. Resgatada ontem depois de receber ajuda de uma cuidadora de animais, foi levada à Secretaria de Meio Ambiente, onde está sob os cuidados de veterinários e junto com o filhote. Um relatório foi feito pelo município, que o encaminhará à Delegacia do Meio Ambiente (Depoma).

A cadela foi encontrada em uma garagem do bloco 68 do Curado IV no dia 28. Com feridas nas costas e nas patas, foi achada acuada pela funcionária pública aposentada Maria Auxiliadora Arruda, 58 anos. “Vieram me chamar dizendo que haviam jogado água quente em Pretinha, que sempre víamos andando por aqui”, contou. “Não sabemos se ela teve mais um filhote. Mas apenas uma cadelinha estava lá”, detalhou.

Depois de ser queimada, a cadela vinha tendo comportamento arredio, o que amedrontou moradores. Alguns chegaram a ameaçar a cadela de morte publicamente, o que fez Maria Auxiliadora pedir ajuda para resgatar Pretinha. Na secretaria, foi aplicada pomada analgésica e cicatrizante. “Agora estamos monitorando a evolução, mas ela não corre risco de morrer. Faremos uma nova avaliação na sexta-feira e um ultrassom para saber se há mais algum filhote na barriga”, explicou o coordenador de proteção e defesa dos animais da secretaria, Manoel Tabosa.

Segundo ele, Pretinha será castrada e posta para adoção. “Iremos também pedir uma investigação à Depoma. Os moradores têm medo de apontar a mulher que fez isso”, disse.

Fonte: Diário de Pernambuco

Você viu?

Ir para o topo