EnglishEspañolPortuguês

Ninho de coruja é descoberto no Instituto Federal de São Roque (SP)

4 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Um casal de coruja buraqueira resolveu fazer o ninho em um dos prédios do Instituto Federal de São Roque (SP). Há uma semana os estudantes perceberam a visita. O ninho tem quatro filhotes que são bem vigiados. “O pai fica do alto do prédio observando, a mãe fica próxima ao chão. Quando nos aproximamos ela grita, abre as asas e eles correm e se escondem. E ela ataca quem chega muito perto. Consegui fazer as fotos porque fiquei um pouco longe, mas ela ficou bem nervosa”, explica a estudante Anna Carolina de Souza.

Casal de coruja faz ninho em prédio de Instituto e nascem quatro filhotes (Foto: Anna Carolina de Souza/Tem Você )
Casal de coruja faz ninho em prédio de Instituto e nascem quatro filhotes (Foto: Anna Carolina de Souza/Reprodução )

A espécie é conhecida como ‘buraqueira’ por viver em buracos cavados no solo. Geralmente, elas aproveitam buracos abandonados por outros animais. Ela tem hábitos diurnos e pode chegar a medir 27 centímetros.

A estudante não sabe dizer há quanto tempo nasceram os filhotes. A área não foi isolada e os alunos estão com livre acesso ao local. “O ninho está em um buraco no segundo prédio onde estudam os alunos do ensino médio. Já vi o pai atacar um lagarto que queria pegar os filhotes no ninho”, diz ela.

O diretor do Instituto Federal explica que a área ainda não foi isolada porque não oferece riscos. “Não é a primeira vez que o casal cria os filhotes em algum local aqui do Insituto. Elas procuram essas tocas e ficam ali, claro que atacam se algum predador que ameaçar a cria. Quantos aos alunos não oferece risco a eles”, explica o diretor Ricardo dos Santos Coelho.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo