EnglishEspañolPortuguês

Cavalo achado mutilado em Rio das Pedras (RS) espera 'socorro' e novo lar

4 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

 

 

Cavalo foi abandonado em Rio das Pedras com ferimento no órgão reprodutor (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Cavalo foi abandonado em Rio das Pedras com ferimento no órgão reprodutor (Foto: Fernanda Zanetti/G1)

O cavalo abandonado com sinais de maus-tratos e encontrado em área rural de Rio das Pedras (SP) ainda espera atendimento veterinário e um novo lar. Protetores de animais independentes se comoveram com a história do bicho e iniciaram uma campanha nas redes sociais para ajudá-lo.

Um veterinário foi contatado pelo grupo, mas o cavalo, que está bastante arisco, permanecia solto na manhã desta quarta-feira (4) em área de Saltinho (SP), vizinha a Rio das Pedras.

O animal foi encontrado na tarde do domingo (1) pelo operador de empilhadeira Sebastião Nunes de Souza, de 51 anos, que ficou indignado com a situação. “Ele está com uma ferida grave no pênis, que aparentemente foi decepado. Sem contar que uma das patas traseiras também está machucada e bastante inchada.” Na ocasião, Souza afirmou que não sabia quem era o tutor do cavalo e disse ter visto apenas dois adolescentes puxando o bicho com uma corda antes de abandoná-lo.

Na manhã de segunda-feira (2), o animal desapareceu da frente da chácara de Souza. O homem fez buscas pela área e até o final da tarde de terça-feira (3) o cavalo continuava desaparecido. Para ajudar, um grupo de protetores espalhou a informação por rede social e por volta das 20h ele foi encontrado por uma moradora de Saltinho.

A protetora de animais Mônica Faria, no entanto, disse que a moradora de Saltinho e o marido por não têm experiência em resgatar cavalos e, por isso, não conseguiram prendê-lo. “Ele está muito arisco e não deixa as pessoas se aproximarem dele. Provavelmente é por conta dos maus-tratos que sofreu.”

Mônica entrou em contato com veterinário especialista em animais de grande porte que ficou de tentar prender o cavalo e sedá-lo para depois realizar exames e fazer um diagnóstico mais preciso sobre o estado de saúde do animal.

Mônica iniciou a campanha na internet na última segunda-feira. “Estou angustiada. Imagino que ele esteja sofrendo muito e quero ajudar. Só vou ficar tranquila quando tiver a certeza de que ele vai ficar bem. Minha amiga Elsi Helena e eu estamos fazendo uma mobilização geral, pedindo ração, ajuda veterinária, um novo lar e não vamos sossegar até que o animal fique seguro.”

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo