EnglishEspañolPortuguês

Vizinho monta 'guarda' para proteger urutau fêmea e filhote em Piracicaba (SP)

3 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Pássaros são vigiados por morador vizinho para que ninguém os retire de árvore (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
(Foto: Fernanda Zanetti/G1)

O ajustador mecânico Rafael Vieira de Carvalho, de 28 anos, tem feito “guarda” para proteger uma fêmea de urutau e seu filhote, que apareceram em uma árvore na frente da sua residência, no distrito de Ártemis, em Piracicaba (SP). O ninho, de acordo com ele, foi feito há cerca de quatro semanas na extremidade de um galho seco.

“Não tem como deixar o local sozinho. Quando a gente menos espera, aparece uma criança para jogar pedra ou cutucar os animais com um pedaço de pau. Neste domingo (1) mesmo tinha um menino tentando tirar as aves daí. E o pior: a avó estava junto e não fez nada para evitar. Eu tive que ir lá e pedir para parar.”

Carvalho afirmou ainda que, quando sai para trabalhar no final do dia, a mãe dele “fica de olho” na árvore para que ninguém tire os pássaros do local. De acordo com ele, o urutau e o filhote viraram atração no bairro, que fica na zona rural.

“Fico preocupado com as aves, ainda mais por estarem em uma árvore que foi plantada pelo meu pai. Nunca tinha visto uma espécie como esta por aqui. A ave tem hábitos noturnos e passa o dia na mesma posição, sempre com as asas sobre o filhote para lhe dar proteção”, afirmou o ajustador mecânico.

“Temo que uma hora que não estejamos olhando alguém venha até aqui e, por maldade, acabe matando os pássaros”, relatou o rapaz.

O urutau pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil, mas o habitat natural são áreas de cerrado, orla da mata e campos, de preferência com palmeiras e árvores. De hábitos noturnos, a ave também é conhecida como mãe-da-lua. Durante o dia, é comum ficar imóvel como uma estátua, já que a plumagem o ajuda a se camuflar.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo