EnglishEspañolPortuguês

Vacas exploradas em pesquisa desaparecem em Ribeirão Preto (SP)

3 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)
(Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)

Onze vacas exploradas em pesquisas foram sequestradas na madrugada desta segunda-feira (2) na Fazenda Experimental de Ribeirão Preto (SP). Segundo o diretor regional da unidade, José Roberto Scarpelini, somente este ano 35 animais foram levados do local. Nenhum suspeito foi identificado. De acordo com a Polícia Civil, a falta de segurança no local facilita a ação dos criminosos. Um inquérito será instaurado para investigar o caso.

Os animais sequestrados faziam parte de uma pesquisa sobre produção de leite realizada em conjunto com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e com a Faculdade de Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba. Segundo Scarpelini, as vacas tinham sido transferidas para o pasto depois de ficarem confinadas por três meses. Os bichos levados representam aproximadamente a metade dos animais que estavam no local.

O pesquisador afirma ainda que os furtos de animais na Fazenda Experimental têm se tornado constantes desde 2011, quando dez animais foram levados. Em 2012, o número de animais sequestrados saltou para 25. Somente este ano, 35 vacas foram levadas por criminosos.

Investigações

De acordo com o delegado Samuel Zanfredini, todos os sequestros ocorridos na fazenda foram registrados. “Em alguns deles chegamos ao autor do delito, que vai responder por processo criminal, e em outros casos, infelizmente, não chegamos à autoria do crime”, diz.

Para o delegado, no entanto, a falta de segurança no local acaba facilitando a ação de bandidos. “Não há uma segurança efetiva. São apenas cercas de arame que separam a área. Fica cômodo para o criminoso encostar um veículo, cortar a cerca, matar o animal no local ou carregá-lo vivo”, conclui.

Com informações de G1

Nota da Redação: O sequestro de animais é imperdoável, mas ele só existe por que estes animais são considerados mercadorias. O status de mercadoria, de objeto, é que permite aos tutores obrigarem seus animais a participarem como cobaias de testes ou serem cobiçados para sequestro e posterior venda. 

Você viu?

Ir para o topo