EnglishEspañolPortuguês

ONGs denunciam novo projeto de lei que ameaça vida de milhões de animais

3 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Organizações defensoras de direitos animais denunciaram através das redes sociais o Partido Proposta Republicana (PRO), de Mauricio Macri, na Argentina, por propôr a aprovação de uma nova Lei que ameaça a vida de milhares de animais abandonados em Buenos Aires.

As organizações elaboraram um comunicado que afirma que “estas leis foram aprovadas sem discussão prévia, nem conhecimento público. Se trata da lei de ‘posse’ animal, enlaçada a outras como a “criação de um abrigo transitório”. Isto implica que a criação de um canil, é em realidade um eufemismo para as “perreras”, um sistema de captura que exige identificar e registrar animais domésticos, restringindo ou sancionando os protetores que cuidam de animais abandonados e também favorecendo e aprovando totalmente a entrega de animais à instituições de experimentação e à eutanásia. Todas aquelas características além de antiéticas, são amplamente reconhecidas como inúteis e contraproducentes para controlar a superpopulação animal”.

Ao contrario de encontrar uma solução, as organizações afirmaram que a lei só estimularia o abandono de animais em vias públicas.

Assim também, as organizações denunciaram que não se tem cumprido corretamente com a lei 4351, que pedia a castração de 100 mil cães e gatos ao ano (o mínimo necessário para produzir um impacto na população animal), assim como a criação de centros de atenção veterinária gratuita como as comunas na cidade de Buenos Aires.

Até o momento, a lei só tem cumprido com a criação de um Centro de Atenção na Vila Soldati, que foi armado em um contêiner e uma barraca em Porto Madero, com 15 veterinários que castraram, até o momento, 15 animais. As ONGs criticaram também que um só profissional usando as técnicas da campanha e sendo supervisionado por voluntários treinados, poderia operar dezenas de animais em só uma manhã, como é o método conhecido em todo o país há 20 anos. Assim, também questionaram onde estão os 22 milhões de pesos argentinos (aproximadamente 8,5  milhões de reais) que foram recolhidos para tornar possível o cumprimento da lei.

Até o momento, convocaram uma marcha para esta sexta-feira (05) na legislatura de Buenos Aires (Peru 130) às 10h.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Você viu?

Ir para o topo