EnglishEspañolPortuguês

Lince ibérico é encontrado morto após atropelamento em estrada

3 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Loren Claire Canales (da Redação – Portugal)

O cadáver de uma fêmea adulta e radiomarcada de lince ibérico apareceu atropelado no quilômetro 14,6 da N-442 (Mazagón-Huelva), próximo do município onubense de Palos de la Frontera.

O responsável pelo projeto LIFE+Iberlince da WWF, Ramón Pérez de Ayala, disse que este local é um dos dois lugares onde, na recente reunião da Comissão de Permeabilização de Estradas para evitar o atropelamento de fauna silvestre, foi insistido a administração para que fosse feito um trabalho prioritário, levando em conta o número elevado de incidentes deste tipo na localidade.

“Esperávamos que nestas duas semanas já houvessem feito algo, pelo menos a convocação de reuniões para análise do terreno”, disse Péreza Ayala, que voltou a alertar para uma atuação rápida, já que nesta época há uma maior movimentação desta espécie em consequência do período de acasalamento.

O lugar em questão fica próximo ao pólo químico de Huelva. A equipe da WWF insiste na necessidade de fazer uma revisão da vedação perimetral e da sinalização concreta, assim como aproveitar a já projetada melhora da estrada para incluir outras intervenções.

O porta-voz da ONG Ecologistas em Ação do Conselho de Participação de Doñana, Juan Romero, indicou que o local onde ocorreu o atropelamento é um lugar de muita circulação por conta das infraestruturas existentes neste entorno e que, ao seu ver, é lamentável o “desperdício” em programas de proteção do lince, quando continuam falecendo animais em consequência deste tipo de acontecimento.

Segundo a LIFE+Iberlince, o aviso foi recebido através do Serviço de Proteção à Natureza (Seprona) da Guarda Civil e do Espaço Natural de Doñana e procedeu de um particular  que circulava pela via e que avistou o cadáver.

Este trecho da N-442, principalmente entre os kilômetros 10 e 16, é especialmente conflituoso para a fauna; durante os últimos quatro anos, o número de linces atropelados subiu para três. Desde a criação do projeto de conservação do lince ibérico o Ministério de Fomento foi notificado várias vezes sobre o perigo que esta via apresenta neste trecho, propondo soluções.

Você viu?

Ir para o topo