Foi resgatada em uma rede de pesca

Projeto Tamar devolve ao mar mais uma tartaruga marinha em Florianópolis (SC)

Uma tartaruga marinha foi devolvida ao mar na tarde deste sábado (2) em Florianópolis. O animal estava sob os cuidados do Projeto Tamar. Moradores da região assistiram e comemorarm a...

1.944

04/11/2013 às 21:40
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Animal ficou aproximadamente 15 dias em recuperação (Foto: Camila Trentin Cegoni/Projeto Tamar)

Animal ficou aproximadamente 15 dias em recuperação
(Foto: Camila Trentin Cegoni/Projeto Tamar)

Uma tartaruga marinha foi devolvida ao mar na tarde deste sábado (2) em Florianópolis. O animal estava sob os cuidados do Projeto Tamar. Moradores da região assistiram e comemorarm a soltura, que ocorreu por volta das 15h, na praia da Barra da Lagoa, em frente à sede do projeto.

O animal tem cerca de 40 centímetros e é da espécie Chelonia myda. Os biólogos estimam que ele tenha entre cinco e sete anos de idade. A tartaruga foi encontrada por pescadores da região e entregue ao Projeto Tamar. “É um animal que caiu em rede de pesca artesanal na região da Barra da Lgoa. Ele ficou em uma rede de cerco flutuante”, detalha a bióloga Camila Trentini Cegoni.

O animal ficou aproximadamente 15 dias em tratamento até ser devolvido ao mar. Desde 2005, cerca de 200 tartarugas já foram atendidas pelo projeto. Elas passam entre uma semana e 15 dias em processo de reabilitação, conforme Camila.

De acordo com a bióloga, no verão, aumenta a frequência de animais entregues ao programa. O motivo, segundo ela, é o aumento do número de pessoas nas praias que entram em contato com a equipe do projeto.

Neste período é observado se o animal está em plenas condições de retornar ao mar; quando apto, recebe duas marcas de metal nas nadadeiras, que contém um número de série que permite saber rotas migratórias e estudos demográficos em caso de futuras recapturas.

Participaram da soltura de hoje cerca de 250 pessoas e um pescador colaborador, que foi prestigiado carregando a tartaruga de volta para “casa”.

Fonte: G1

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.