EnglishEspañolPortuguês

Projeto Tamar devolve ao mar mais uma tartaruga marinha em Florianópolis (SC)

4 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Animal ficou aproximadamente 15 dias em recuperação (Foto: Camila Trentin Cegoni/Projeto Tamar)
Animal ficou aproximadamente 15 dias em recuperação
(Foto: Camila Trentin Cegoni/Projeto Tamar)

Uma tartaruga marinha foi devolvida ao mar na tarde deste sábado (2) em Florianópolis. O animal estava sob os cuidados do Projeto Tamar. Moradores da região assistiram e comemorarm a soltura, que ocorreu por volta das 15h, na praia da Barra da Lagoa, em frente à sede do projeto.

O animal tem cerca de 40 centímetros e é da espécie Chelonia myda. Os biólogos estimam que ele tenha entre cinco e sete anos de idade. A tartaruga foi encontrada por pescadores da região e entregue ao Projeto Tamar. “É um animal que caiu em rede de pesca artesanal na região da Barra da Lgoa. Ele ficou em uma rede de cerco flutuante”, detalha a bióloga Camila Trentini Cegoni.

O animal ficou aproximadamente 15 dias em tratamento até ser devolvido ao mar. Desde 2005, cerca de 200 tartarugas já foram atendidas pelo projeto. Elas passam entre uma semana e 15 dias em processo de reabilitação, conforme Camila.

De acordo com a bióloga, no verão, aumenta a frequência de animais entregues ao programa. O motivo, segundo ela, é o aumento do número de pessoas nas praias que entram em contato com a equipe do projeto.

Neste período é observado se o animal está em plenas condições de retornar ao mar; quando apto, recebe duas marcas de metal nas nadadeiras, que contém um número de série que permite saber rotas migratórias e estudos demográficos em caso de futuras recapturas.

Participaram da soltura de hoje cerca de 250 pessoas e um pescador colaborador, que foi prestigiado carregando a tartaruga de volta para “casa”.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo