EnglishEspañolPortuguês

Marinha dos Estados Unidos pode colocar em risco sobrevivência das lontras

28 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Renan Hamann (da Redação)

(Foto: Reprodução/Internet)
(Foto: Reprodução/Internet)

A Defense Authorization Bill (DAB) é uma lei criada em 1960 e está deixando os protetores de animais preocupados nos Estados Unidos. Isso porque agora ela pode isentar a Marinha dos Estados Unidos de duas leis de conservação ambiental: a de espécies ameaçadas e a de proteção de mamíferos marinhos. As duas isenções deixariam de impedir que os militares ameaçassem a vida animal em território estadunidense.

Com o novo texto, a DAB reduziria a proteção que os animais dos mares do sul da Califórnia vêm ganhando nos últimos anos. Quem mais sairá prejudicado se isso for mesmo colocado em prática são as lontras, que podem ver várias espécies sendo reduzidas com o fato. Segundo relatam alguns defensores, a exceção “frustraria esforços de conservação, libertando os militares de obrigações legais para a minimização de impactos em espécies ameaçadas”.

Durante os séculos 19 e 20, os mares do estado da Califórnia viram muitas espécies de lontras sendo extintas — principalmente pela caça. Em uma tentativa de reviver a população e minimizar os conflitos entre vida selvagem e seres humanos, um programa federal foi instituído e designou algumas áreas do Pacífico como protegidas e outras como “zonas sem lontras”.

Foto: Reprodução/One Green Planet
Foto: Reprodução/One Green Planet
Foto: Reprodução/Pick Upau
Foto: Reprodução/Pick Upau

Essas zonas seriam proibidas para os animais e lá eles não poderiam se abrigar ou viverem. Já em 2012, o projeto foi encerrado e com isso também teve fim o aumento de animais mortos por conta de stress na realocação. Um grande número de lontras simplesmente nadou de volta para as regiões em que não poderiam habitar anteriormente, as “zonas sem lontras”.

O que a marinha tenta fazer agora é reativar as áreas reservadas às lontras. Se a nova isenção for aprovada, locais do pacífico que hoje não permitem as atividades militares sem estudos de preservação deixarão de ter essa proteção aos animais. Agora, moradores da Califórnia podem reportar ao congresso para tentar barrar os avanços da lei.

Você viu?

Ir para o topo